Com preço semelhante ao Renault Kwid, o Honda Civic LXR 2.0 entrega motor 2.0 de 155 cavalos, espaço interno de luxo, e confiabilidade japonesa que atravessa gerações. Será que vale a pena investir?
Se você está em busca de um carro usado que combine robustez, desempenho e um toque de sofisticação, o Honda Civic LXR 2.0 pode ser a escolha ideal. Mesmo com mais de 10 anos de estrada, ele ainda se destaca como um dos sedãs médios mais desejados no Brasil. Quer saber por que o Civic é uma alternativa muito mais interessante do que o Kwid? Vamos explorar cada detalhe!
Por que o Honda Civic LXR 2.0 é tão desejado?
O Honda Civic LXR 2.0 faz parte da nona geração do modelo, lançada em 2012 e descontinuada em 2016. Embora tenha sido recebido com algumas críticas iniciais — principalmente por seu acabamento e design traseiro — ele rapidamente conquistou seu espaço no mercado.
A receita do sucesso está em sua mecânica robusta, com um motor 2.0 aspirado, e uma suspensão independente que proporciona estabilidade em curvas. Não é à toa que ele é conhecido como um “tanque de guerra”: pode rodar por anos sem apresentar grandes problemas, desde que receba manutenção adequada.
- Fiat Mobi 2025: A revolução compacta com o motor 1.0 Firefly que aposentou o clássico Fire no Brasil
- Na faixa dos R$ 83 mil, VW T-Cross 1.0 TSI faz 17 km/L com autonomia de 691 km e desbanca rivais no mercado automotivo
- Motor Fire da Fiat: O primeiro motor projetado em computador, que revolucionou a indústria e agora se aposenta após 40 anos
- Custando menos de R$ 35 mil, carro popular da Fiat desbanca modelos atuais no mercado automotivo com consumo de 13,5 km/L
Preço: Vale a pena investir no Civic 2.0 LXR?
Surpreendentemente, o Honda Civic LXR 2.0, ano 2014, pode ser encontrado na faixa de R$ 67 mil na tabela Fipe. Para efeito de comparação, o Renault Kwid, considerado um dos carros 0 km mais baratos do mercado, parte de valores similares.
Enquanto o Kwid é um subcompacto voltado para economia, o Civic é um sedã médio com acabamento superior, desempenho notável e espaço para a família. Ou seja, você paga o mesmo preço, mas leva muito mais carro.
Pontos positivos do Honda Civic LXR 2.0
Com um motor 2.0 flex de até 155 cavalos no etanol, o Civic LXR entrega respostas rápidas e uma experiência de direção envolvente. Ele também vem com câmbio automático de cinco marchas, que, apesar de não ser CVT, garante trocas suaves e um comportamento confiável.
Mesmo com mais de uma década desde seu lançamento, o Civic LXR ainda chama atenção nas ruas. Suas linhas são elegantes e robustas, com detalhes que envelheceram muito bem.
Seu interior espaçoso acomoda confortavelmente cinco ocupantes. O porta-malas de 449 litros é mais do que suficiente para viagens ou uso diário.
A versão LXR já vem equipada com direção elétrica, ar-condicionado digital, sistema de som integrado e câmera de ré, oferecendo uma experiência de direção moderna.
Defeitos e limitações
Se economia de combustível é prioridade, o Honda Civic LXR pode não ser a melhor opção. Na cidade, ele faz cerca de 6,5 km/l no etanol e 9,2 km/l na gasolina, segundo o Inmetro. Na estrada, os números melhoram, mas ainda assim ficam atrás de concorrentes mais modernos.
Embora a suspensão independente proporcione conforto e estabilidade, é comum encontrar Civics dessa geração com problemas de cambagem negativa nas rodas traseiras. A manutenção exige atenção e pode ser um pouco cara.
Em comparação ao modelo anterior (oitava geração), o Civic LXR sofreu críticas pelo uso excessivo de plásticos rígidos no interior. Embora o design seja agradável, o toque não corresponde ao padrão esperado para a categoria.
Honda Civic LXR 2.0 é para você?
Se você busca um carro usado que entregue conforto, desempenho e robustez, o Honda Civic LXR 2.0 é uma escolha excelente. Ele não é o mais econômico e exige atenção na manutenção, mas compensa com confiabilidade e uma experiência de direção que poucos na categoria conseguem oferecer.
No embate com o Renault Kwid, o Civic é o vencedor claro em termos de qualidade geral, mesmo sendo um modelo mais antigo. Então, se você valoriza o prazer ao dirigir e não se importa com uma quilometragem mais alta, o Civic LXR é uma aposta segura. Afinal, como dizem, quem dirige um Civic dificilmente troca por outro carro!