Governo ligará por ferrovia o Porto de Itaqui, no Maranhão ao Porto de Santos

Bolsonaro promete que em 2 anos o porto de Itaqui, no Maranhão estará ligado por ferrovia ao Porto de Santos!

O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou neste domingo, 21 de julho, por meio das redes sociais para garantir que, num prazo de dois anos, irá ligar, através de ferrovia, o Porto do Itaqui no Maranhão até o Porto de Santos em São Paulo.

Bolsonaro assegurou que irá trabalhar pelo Nordeste. “Em 4 anos faremos muito pelo Brasil e o até então esquecido Nordeste, apesar da mídia e alguns governadores”. Disse o presidente.

O presidente se refere a concessão de um trecho da ferrovia Norte-Sul, que liga Porto Nacional, em Tocantins, a Estrela d’Oeste, em São Paulo.

O contrato está estimado no valor de R$ 2,8 bilhões e será assinado ainda este mês e o trecho no sentido  norte entrará em operação imediatamente.

A expectativa do governo é que até em 2021 o trecho da ferrovia que liga os dois portos, esteja operando plenamente nos dois sentidos.

Governo vai retomar concessões de ferrovias

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou, em 19 de janeiro, por meio de vídeo publicado em seu perfil no Twitter, que o governo licitará até o fim do ano que vem, três ferrovias.

O programa, afirmou Freitas, é “ambicioso, mas possível”. O primeiro trecho, deverá ligar Porto Nacional, no Tocantins, a Estrela D’Oeste, em São Paulo, fazendo uma conexão entre os portos de Itaqui (MA) e de Santos (SP).

Segundo o ministro, o novo programa de concessões de ferrovias visam reduzir o custo do frete, retirar caminhões das rodovias, diminuir o Custo Brasil e dar mais eficiência ao transporte de carga. “Com essas ações, a participação do modo ferroviário na matriz de transporte deve dobrar até 2025. Deve sair dos atuais 15% para 29% a 30% em oito anos”, disse Gomes de Freitas no vídeo, que foi compartilhado pelo presidente Jair Bolsonaro em seu perfil oficial no Twitter.

Empresa do setor metalmecânico seleciona caldeireiro, almoxarife, motorista munk e ajudante.

 

 

Sobre Flavia Marinho

Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e experiente na indústria de construção naval. Se você têm uma sugestão de pauta, gostaria de postar vagas de empregos ou anunciar conosco, mandem um e-mail para [email protected] OBS: Não contratamos, então não envie currículos! Informações sobre empregabilidade apenas no site.