O novo presidente irá relançar o programa “Minha Casa, Minha Vida” ainda este mês, com foco nos públicos de baixa renda, segundo Rui Costa, ministro da Casa Civil.
Em uma entrevista para a GloboNews, o ministro afirma que esse lançamento será na Bahia, no dia 14 de fevereiro. “O presidente estará na Bahia, na cidade de Santo Amaro, inaugurando um conjunto habitacional e simultaneamente outros conjuntos em outras cidades, transmitido ao vivo por telão. São quase 3 mil unidades inauguradas nesse dia”, afirma Costa.
“Neste dia (14), também publicaremos as novas diretrizes do ‘Minha Casa Minha Vida’”, acrescentou ele. “Eles ainda tinham extinto a primeira faixa, que é a faixa destinada às pessoas mais carentes, então nós retomamos o programa e daremos nessa largada prioridade também para concluir obras paralisadas.”
Programa Minha Casa Minha Vida – Expectativas para 2023
De acordo com Rui Costa, cerca de quase 120 mil unidades da Faixa 1 não foram concluídas e serão retomadas. Esse programa habitacional teve redução do ritmo nos últimos anos, tendo diversas construtoras optando pela diminuição no lançamento do segmento diante da baixa atratividade dos seus projetos em meio a todo o movimento de alta, não só de juros, mas da inflação e da queda de renda.
- BRICS amplia poder global: expansão histórica desafia dólar e redefine economia com Brasil em destaque
- Investimento de 75 BILHÕES pode tornar estado muitas vezes esquecido pelos brasileiros em uma potência econômica mundial com desenvolvimento e milhares de empregos
- Elon Musk pode levar a SpaceX a impressionantes US$ 350 bilhões e torná-la a startup mais valiosa do planeta
- Líder global de laticínios investe R$ 250 milhões em fábricas de Minas Gerais
Uma das últimas mudanças ocorreu no segundo semestre do ano passado, e ainda incluindo um aumento de faixa salarial para as famílias atendidas.
Rui afirmou ainda que, no dia 15, o presidente estará em Sergipe para fazer o anúncio da retomada do programa de rodovias, com uma duplicação de estradas e rodovias novas.
“É um programa forte e até o final de março vários programas serão lançados nessa visita do presidente”, afirmou. Segundo o ministro, o presidente deverá ter várias viagens e inaugurações em todas as semanas desses próximos dois meses.
Rui Costa afirmou que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vai se reunir com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ainda nesta semana, para a iniciação de discussões sobre toda a nova âncora fiscal.
“Esta semana mesmo ele já vai iniciar as conversações com o presidente das Casas e será um diálogo muito intenso. A nossa vontade é que isso se materialize ainda neste semestre.”
O novo governo tem até meados de agosto para que seja aprovado um novo arcabouço fiscal que faça a substituição até do teto de gastos.
O ministro da Casa Civil ainda defendeu que essa reforma tributária que o novo governo quer que seja aprovada no Congresso trará maior justiça fiscal, fazendo a reversão de quadro de uma cobrança maior de impostos para os mais pobres.