Início Governo do Maranhão anuncia edital com 5.400 vagas em cursos de qualificação profissional gratuitos 

Governo do Maranhão anuncia edital com 5.400 vagas em cursos de qualificação profissional gratuitos 

14 de junho de 2022 às 11:41
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Governo do Maranhão - cursos gratuitos - qualificação profissional - vagas em cursos - cursos de qualificação
Cursos gratuitos/ Fonte: Ilustração/Canva

O Governo do Maranhão anunciou a abertura de milhares de vagas para jovens e adultos do estado que estão à procura de cursos de qualificação. As inscrições se encerram no dia 1º do próximo mês

O Governo do Maranhão lançou, na última sexta-feira (10), através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o edital com a abertura de 5,4 mil vagas em cursos de qualificação profissional gratuitos que serão ministrados através da Plataforma Maranhão Profissionalizado, seguindo determinação do governo do estado para a continuidade dos investimentos em Educação Profissional.

As inscrições acontecem remota e gratuitamente, a partir das 10h do dia 15 (quarta-feira), e estarão abertas até o dia 1º de julho.

Artigos recomendados

Lista de cursos gratuitos disponibilizados pelo Governo do Maranhão

Podem se inscrever candidatos que estudaram em escolas públicas e comunitárias e, do total de vagas por curso, 10% terão como foco pessoas com deficiência.

Trabalhe no Setor Eólico do Brasil

As vagas dos cursos de qualificação profissional estão distribuídas em nove formações: assistente de Recursos Humanos, Auxiliar de Serviços Jurídicos, Assistente Administrativo, Secretariado, Recepcionista, Elaboração de Documentos Oficiais, Informática Básica (Pacote Office), Libras Básico e Excel Básico. Os cursos gratuitos serão disponibilizados para adultos e jovens à procura de qualificação profissional para geração de renda.

Para preencher o Formulário Eletrônico de Inscrição dos cursos gratuitos, os candidatos devem acessar o site do Governo do Maranhão e efetuar o cadastro para o acesso ao sistema, utilizando CPF e e-mail e criando uma senha que será utilizada no acesso ao sistema.

Após o preenchimento do formulário, os alunos devem escolher apenas um curso de interesse entre os que estão disponíveis, respeitando o limite de vagas abertas para os cursos de qualificação.

Cursos do Governo do Maranhão oferecem certificação

Todos os cursos de qualificação contam com carga horária de 100 horas divididas em seis módulos de duas videoaulas cada, além de contar com apostila e material complementar próprios. Para efeito de certificação e conclusão de curso, os estudantes devem cumprir o mínimo de 75% de frequência e alcançar a média final igual ou maior que 7,0 no momento avaliativo.

O formato diferenciado, que se ajusta à rotina específica de cada aluno, se torna uma estratégica e importante ferramenta de estudo e apoio à aprendizagem. Ao navegar pela plataforma do Governo do Maranhão, estarão disponíveis vídeoaulas, fóruns discursivos, quizz’s, slides e materiais de apoio.

É importante ressaltar que a plataforma Maranhão Profissionalizante está sendo totalmente desenvolvida por profissionais do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), e as vídeoaulas são gravadas por professores bolsistas da instituição.

Plataforma do Governo do Maranhão já formou mais de 50 mil pessoas

Segundo o Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, desde o começo da gestão do governador Flávio Dino, em 2015, a educação é vista como uma prioridade, por entender que esta é a principal estrada para a promoção da cidadania, para o desenvolvimento econômico e social e, acima de tudo, para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e com igualdade social.

Por meio desta plataforma, o governo do Maranhão buscava gerar aos maranhenses uma forma de aproveitar o momento de isolamento social para se aperfeiçoarem profissionalmente e até mesmo poderem desenvolver alguma atividade que possa lhes gerar alguma renda no futuro.

Camarão afirma que na plataforma há diversos cursos gratuitos voltados para geração de renda e qualificação profissional. É importante frisar que a plataforma profissionalizante já certificou mais de 50 mil jovens e estudantes em cerca de 30 cursos de qualificação.

A plataforma disponibiliza em seu ambiente virtual todas as ferramentas necessárias para um bom aprendizado para potencializar habilidades e competências importantes para a administração das atividades em construção.

Relacionados
Mais recentes