1. Início
  2. / Economia
  3. / Governo do Maranhão assina ordem de serviço para construção de 3 novos portos na região
Localização MA Tempo de leitura 3 min de leitura

Governo do Maranhão assina ordem de serviço para construção de 3 novos portos na região

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 11/07/2021 às 10:29
Governo - Maranhão - construção - Porto
Nessa primeira etapa, o governo vai urbanizar três portos em Paço do Lumiar (Foto: Brunno Carvalho)

Sabendo que as atividades portuárias beneficiam diversas famílias no município de Paço do Lumiar, o Governo do Maranhão construirá 03 novos portos na região

Nesta sexta-feira (9), será assinada a Ordem de Serviço para a revitalização e construção dos portos de Mojó, Mocajituba e Timbuba, em Paço do Lumiar. A construção será realizada pelo Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), em parceria com a Prefeitura do município.

Leia também

Mais de 2 mil famílias beneficiadas

A principal fonte de renda dos moradores da região é a pesca, que também é um atrativo econômico, cultural e de mobilidade urbana. Só no município, cerca de 2 mil famílias se beneficiam.

De acordo com o governo do Maranhão, os novos portos oferecerão à comunidade um equipamento atualizado, onde o modelo da arquitetura de áreas de lazer está presente nas grandes cidades.

Portos do governo do Maranhão prometem não apenas gerar empregos, mas também lazer

A construção prevê um deck de madeira, revestimento em cimento e piso emborrachado, pergolados, área arborizada com alambrado e construção de meio e nova pavimentação asfáltica. Além disso, será instalado todo o sistema de impermeabilização e instalações elétricas e hidráulicas. Os locais contarão com espaços de lazer, com academia ao ar livre e brinquedos infantis de recreação.

O prazo para a conclusão da construção no Maranhão é de 6 meses. A revitalização dos portos ajudará no escoamento da produção dos pescadores, de acordo com o governo do estado. Além dos peixes, o município também é bastante conhecido pelo seu mercado de ostras, sururu e sarnambi, especialidades da culinária maranhense.

Maranhão amplia Porto do Itaqui para distribuição de combustíveis

No mês de abril, a Ultrapar afirmou que será realizada uma construção no porto do Itaqui. Se trata de um novo terminal de capacidade estática de no mínimo 79 mil m³ na área arrendada para a distribuição de combustíveis no Porto do Itaqui, na capital do Maranhão, São Luís. As operações do porto se iniciarão após 5 anos a partir da data do contrato.

Para que isso aconteça, o investimento da empresa deverá ser de no mínimo R$ 310 milhões. Ainda de acordo com a Ultracargo, subsidiária da Ultrapar, o investimento para a construção do terminal está ligado de forma direta com a estratégia de rentabilidade e expansão da empresa.

A empresa afirma que o Porto do Itaqui possui uma localização estratégica para a distribuição de combustíveis no Brasil, onde a Ultracargo já comanda as atividades de um terminal de mais de 100 m³. Sendo assim, o terminal a ser construído no Maranhão será interligado ao atual, fazendo com que os clientes tenham uma maior flexibilidade no transporte de combustíveis.  

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos