Início Governo do Ceará assinará três novos memorandos para projetos no hub de hidrogênio verde no Complexo do Pecém

Governo do Ceará assinará três novos memorandos para projetos no hub de hidrogênio verde no Complexo do Pecém

5 de agosto de 2022 às 13:33
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Visando fortalecer a presença do Ceará no mercado das renováveis e expandir o hub de hidrogênio verde do Complexo do Pecém, o governo do estado irá assinar três novos memorandos para projetos de produção do recurso na região.
Fonte: Complexo do Pecém

Visando fortalecer a presença do Ceará no mercado das renováveis e expandir o hub de hidrogênio verde do Complexo do Pecém, o governo do estado irá assinar três novos memorandos para projetos de produção do recurso na região.

O Governo do Estado do Ceará está buscando expandir o hub de hidrogênio verde localizado no Complexo do Pecém e pretende assinar três novos memorandos para novos projetos de produção do recurso em breve com companhias do setor energético. Até essa sexta-feira, (05/08), o estado já possui 19 acordos já firmados com grandes empresas do ramo e se tornará ainda mais presente no cenário ao longo dos próximos anos.

Novos memorandos de entendimentos para projetos no hub de hidrogênio verde do Complexo do Pecém estão em negociação com o Governo do Ceará atualmente 

Mesmo com 19 acordos já firmados para o desenvolvimento de projetos de produção de hidrogênio verde no hub do Complexo do Pecém, o Governo do Ceará continua expandindo sua presença no setor e pretende assinar três novos memorandos em breve, além de outros sete que estão em negociação.

Artigos recomendados

Os dados foram divulgados no Fiec Summit Hidrogênio Verde 2022, evento realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), que contou com especialistas e companhia do segmento energético com foco nesse novo recurso. 

A governadora do estado, Izolda Cela, comentou sobre a relevância da região cearense no ramo de hidrogênio verde nacional e suas perspectivas para o futuro do setor. “Nós temos hoje 19 memorandos assinados com grandes empresas, são compromissos de prospecção de negócios, de implantação de negócios aqui, temos três (memorandos) para assinar brevemente e sete em estágio ainda de negociação. Isso mostra o vigor do Estado (nesse segmento) e eu quero agradecer muitíssimo a confiança as empresas ao Ceará”, disse a executiva durante o evento. 

Além disso, Izolda relembrou da importância do hub de hidrogênio verde instalado no Complexo do Pecém durante o governo de Camilo Santana, que vem contribuindo para a atração de novas empresas para a região cearense.

A perspectiva de crescimento continua alta com a chegada de novos memorandos para serem assinados pelo governo do estado e, além dos documentos, a região já possui um protótipo de uma usina sendo construída pela EDP e um pré-contrato firmado com a Fortescue, garantindo assim uma aceleração maior do crescimento do hub de hidrogênio verde. 

Estado do Ceará está a frente dos outros estados nacionais quanto à produção de hidrogênio verde e continua crescendo com a chegada dos novos memorandos 

O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cândido Albuquerque, ressaltou ser importante lembrar que o estado cearense está atualmente a frente de todos os outros estados brasileiros quanto aos projetos de hidrogênio verde. Com os 19 projetos em desenvolvimento para o hub do Complexo do Pecém. Além disso, ele afirmou que a UFC vem expandindo os laboratórios e os incentivos ao desenvolvimento de pesquisa e projetos voltados para melhorias na produção do recurso. 

A governadora do estado ainda reforçou que, além de contribuir com a agenda ambiental internacional com a redução dos impactos ambientais, a assinatura de novos memorandos para a produção do recurso também trará a oportunidade de ingresso no mercado de trabalho a milhares de cearenses, contribuindo assim para o desenvolvimento socioeconômico do estado.

Por fim, o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, afirmou que os 19 memorandos assinados já somam US$ 20 bilhões a serem investidos nos próximos cinco anos no estado, garantindo assim uma segurança financeira para a continuidade dos empreendimentos.

Agora, o Governo do Ceará continuará investindo na busca por novos projetos para o hub do Complexo do Pecém e os próximos três memorandos serão apenas parte do plano de expansão no setor energético.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes