Governo do Canadá cancela contrato de US$ 100 milhões com Starlink após aumento de impostos do governo Trump. Autoridades planejam também tarifa de 100% para carros da Tesla.
Em uma nova rodada de retaliações comerciais após a imposição de tarifas pelos EUA, o governo do Canadá tomou medidas drásticas contra empresas americanas, especialmente as ligadas a Elon Musk, como a Starlink. Desta forma, no dia 5 de março o Canadá cancelou o contrato de US$ 100 milhões com Starlink após administração Trump aplicar impostos sobre produtos do Canadá e México. O Canadá também avalia tarifa de 100% para carros da Tesla.
Governo do Canadá cancela contrato de US$ 100 milhões com Starlink
No início do mês, o premier de Ontário, Rob Ford, anunciou que o Canadá cancelou um contrato de US$ 100 milhões com Starlink, empresa de satélites de Elon Musk. Ford criticou os impactos econômicos dos impostos americanos. Ele também destaca que não irá mais premiar contratos para empresas que apoiam ataques econômicos contra a província e ao país.
Além disso, Rob destacou que empresas com base nos Estados Unidos agora estão proibidas de participar de licitações para os contratos governamentais provinciais, que chegam aos US$ 30 bilhões por ano.
-
Gigante chinesa mira estado brasileiro e coloca US$ 1,3 bilhão na mesa para produzir até 50 mil carros por ano, abrir espaço para empregos, desenvolver fornecedores locais e fabricar modelos elétricos, híbridos e a combustão a partir de 2027
-
Euro digital ganha sinal verde no Parlamento Europeu, promete mexer no domínio de Visa e Mastercard e pode mudar de vez a forma como milhões de pessoas pagam contas, fazem compras e movimentam dinheiro na Europa até 2029
-
Israel encontra túnel militarizado do Hezbollah com mais de 200 metros sob vila, com 4 poços de lançamento de mísseis, 12 câmaras, mísseis antitanque, drones e depósitos de armamentos a 25 metros de profundidade
-
Ucrânia lança maior ataque de drones contra Moscou desde 2022, Rússia diz ter interceptado quase 200 aeronaves perto da capital, refinaria de Kapotnya volta a ser alvo e ofensiva reacende alerta sobre guerra atingindo coração energético russo a poucos quilômetros do Kremlin
Governo do Canadá cancela contrato de US$ 100 milhões com Starlink e afirma que outras empresas americanas perderão bilhões de dólares em receitas, segundo o premier, destacando que a responsabilidade por essa perda recai sobre o presidente Trump.
Enquanto isso, a ex-vice-primeira-ministra Chrystia Freeland, agora candidata à posição de primeira-ministra, propôs uma tarifa de 100% para carros da Tesla vendidos no Canadá.
Segundo Freeland, agora o objetivo é impactar as empresas estadunidenses que têm ligação com a Casa Branca. Essa é uma resposta direta à agressão econômica dos Estados Unidos, e o Governo do Canadá está convocando outros países afetados pelas tarifas de Trump a se unirem.
Entenda o descontentamento com Elon Musk
A decisão, onde o Governo do Canadá cancelou um contrato de US$ 100 milhões com Starlink, e Freeland, que propõe tarifa de 100% para carros da Tesla é um reflexo do crescente descontentamento com Musk no Canadá. Uma petição recente, que exige a revogação da cidadania canadense de Musk, já coletou 230 mil assinaturas, acusando o bilionário de tentar minar a soberania canadense.
O empresário, que possui cidadania canadense através de sua mãe, Maye Musk, respondeu de forma irreverente, afirmando que o Canadá não é um país real, o que intensificou ainda mais o conflito contra ele e suas empresas, como a tarifa de 100% para carros da Tesla. Além disso, com o fim de contrato com a Starlink, cidadãos do Canadá que dependem da Starlink fornecida pelo governo terão seu sinal de internet cortado em breve.
O descontentamento com Musk não está limitado ao Governo do Canadá. As vendas da Tesla estão em queda na Europa, especialmente em países da União Europeia, além da Califórnia, que anteriormente era um dos maiores mercados da empresa. A onda de ações contra os veículos da marca, em alguns casos, com direito a ações de vandalismo, também é crescente.
Presidente dos EUA volta atrás
Na terça-feira (11), o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que não vê nenhuma recessão no país e que a economia vai melhorar. Sobre o Canadá, Trump afirmou que pode considerar tarifas de 50%, acrescentando também que pode desistir de dobrar as tarifas sobre aço e alumínio do Canadá.
Ele sugeriu uma possível união entre os dois países, afirmando que se o Canadá virar o seu 51º estado, não haverá tarifas. Trump também indicou que está focado em reduzir tarifas sobre o Canadá no momento.

Kkkkkkkkkk
Ótima notícia! Me lava a crer que os direitosos são covardes em qualquer parte do mundo! Bando de canalhas!!! Kkkkkkkk
Os americanos foram **** novamente em eleger pela segunda vez esse **** do Trump,acho é pouco,quem manda ser machista em não eleger a primeira mulher presidente
Estou adorando muito tudo isso!