A Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais anunciou nesta quarta-feira (04), a abertura das inscrições para que trabalhadores e professores possam participar do “Trilhas de Futuro Educadores”, uma edição especial do programa do Governo de MG que disponibiliza cursos gratuitos de pós-graduação no estado. As inscrições estarão abertas até a próxima sexta-feira (13) e são aproximadamente 40 mil vagas em cursos de pós-graduação (especialização e MBA), mestrado e doutorado em instituições de ensino superior privadas ou públicas, previamente credenciadas.
De acordo com uma nota emitida pelo Governo, inicialmente, as inscrições serão para 23.200 vagas em cursos gratuitos de MBA e especialização. O programa do Governo de MG também disponibilizará vagas de doutorado e mestrado, mas o cronograma para estes tipos de formações de pós-graduação seguirá a disponibilização das instituições de ensino superior responsáveis pela oferta dos cursos.
Nesses casos, além dos critérios do projeto, o candidato também deve passar pelo processo seletivo da instituição. Ao decorrer do ano letivo, de acordo com a disponibilidade das Instituições, serão abertas novas vagas.
O projeto terá qualificação para cursos gratuitos que dialogam com a prática dos profissionais da educação, em relação a “ensino de matemática, coordenação pedagógica, Libras, gestão pública, educação integral, alfabetização e letramento, artes e vários outros.
De acordo com o Governo de MG, no Catálogo de Cursos, que está disponível na plataforma de inscrição, é possível conferir todos os cursos gratuitos de pós-graduação abertos no Trilhas de Futuro Educadores. A estimativa é que as aulas dos cursos e MBA comecem já no dia 30 do próximo mês.
Aqueles que estiverem interessados devem acessar o site do programa Trilhas de Futuro. Na página há diversas informações importantes, é necessário ler atentamente. Para a inscrição, serão necessários dados importantes como CPF, Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP), Número de Admissão, entre outras informações.
Podem participar servidores da SEE graduados em licenciatura, curso superior tecnológico ou bacharelado que ocupem cargos efetivos e estáveis nas carreiras de: Professor de Educação Básica (PEB); Analista Educacional (ANE); Especialista em Educação Básica (EEB); Analista Educacional/Inspetor Escolar (ANEI); Técnico da Educação (TDE); Analista de Educação Básica (AEB); Assistente Técnico de Educação Básica (ATB) e Assistente de Educação (ASE).
É necessário estar em exercício na Unidade Central, unidade escolar ou Superintendências Regionais de Ensino da SEE/MG. Vale ressaltar que aqueles que forem aprovados devem procurar a instituição de ensino superior para fazerem a matrícula dos dias 18 de maio a 1º de junho. Para o esclarecimento de dúvidas, acesse o EDITAL disponibilizado pelo Governo de MG.
O Projeto Trilhas do Futuro-Educadores, é um projeto amplo de desenvolvimento profissional e formação continuada instituído e normatizado pela Resolução SEE nº 4.697, de 13 de janeiro de 2022, que tem como missão capacitar o servidor em temas ligado aos objetivos e metas traçadas pela SEE/MG, proporcionando aos mesmos, formação profissional em nível de aperfeiçoamento, pós-graduação e graduação lato e stricto sensu.
Além disso, também busca gerar valor ao servidor através da capacitação permanente, aprimorando as habilidades e competências do mesmo, racionalizando e tornando os investimentos em formação mais efetivos.
O Programa visa contribuir para a ascensão dos servidores em suas respectivas carreiras, aprimorando a qualidade de ensino disponibilizado pela rede pública estadual de Minas Gerais.