Governo de MG oferece 40 mil vagas em cursos gratuitos de pós-graduação

Valdemar Medeiros
por
-
05-05-2022 12:18:49
em Cursos
Governo de MG - Minas Gerais - pós graduação - cursos gratuitos - EAD Trilhas de Futuro abre 40 mil vagas em cursos gratuitos para profissionais da rede pública – imagem: SEE/MG/Divulgação




O Governo de MG está oferecendo mais de 30 mil vagas em cursos gratuitos de pós-graduação, mestrado e doutorado para que professores e outros profissionais possam se aprimorar em sua área de atuação.

A Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais anunciou nesta quarta-feira (04), a abertura das inscrições para que trabalhadores e professores possam participar do “Trilhas de Futuro Educadores”, uma edição especial do programa do Governo de MG que disponibiliza cursos gratuitos de pós-graduação no estado. As inscrições estarão abertas até a próxima sexta-feira (13) e são aproximadamente 40 mil vagas em cursos de pós-graduação (especialização e MBA), mestrado e doutorado em instituições de ensino superior privadas ou públicas, previamente credenciadas.

Cursos gratuitos de pós-graduação do Governo de MG

De acordo com uma nota emitida pelo Governo, inicialmente, as inscrições serão para 23.200 vagas em cursos gratuitos de MBA e especialização. O programa do Governo de MG também disponibilizará vagas de doutorado e mestrado, mas o cronograma para estes tipos de formações de pós-graduação seguirá a disponibilização das instituições de ensino superior responsáveis pela oferta dos cursos.

Artigos recomendados

Nesses casos, além dos critérios do projeto, o candidato também deve passar pelo processo seletivo da instituição. Ao decorrer do ano letivo, de acordo com a disponibilidade das Instituições, serão abertas novas vagas.

O projeto terá qualificação para cursos gratuitos que dialogam com a prática dos profissionais da educação, em relação a “ensino de matemática, coordenação pedagógica, Libras, gestão pública, educação integral, alfabetização e letramento, artes e vários outros.

De acordo com o Governo de MG, no Catálogo de Cursos, que está disponível na plataforma de inscrição, é possível conferir todos os cursos gratuitos de pós-graduação abertos no Trilhas de Futuro Educadores. A estimativa é que as aulas dos cursos e MBA comecem já no dia 30 do próximo mês.

Como se inscrever no programa de pós-graduação do Governo de Minas Gerais?

Aqueles que estiverem interessados devem acessar o site do programa Trilhas de Futuro. Na página há diversas informações importantes, é necessário ler atentamente. Para a inscrição, serão necessários dados importantes como CPF,  Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP), Número de Admissão, entre outras informações.

Podem participar servidores da SEE graduados em licenciatura, curso superior tecnológico ou bacharelado que ocupem cargos efetivos e estáveis nas carreiras de: Professor de Educação Básica (PEB); Analista Educacional (ANE); Especialista em Educação Básica (EEB); Analista Educacional/Inspetor Escolar (ANEI); Técnico da Educação (TDE); Analista de Educação Básica (AEB); Assistente Técnico de Educação Básica (ATB) e Assistente de Educação (ASE).

É necessário estar em exercício na Unidade Central, unidade escolar ou Superintendências Regionais de Ensino da SEE/MG. Vale ressaltar que aqueles que forem aprovados devem procurar a instituição de ensino superior para fazerem a matrícula dos dias 18 de maio a 1º de junho. Para o esclarecimento de dúvidas, acesse o EDITAL disponibilizado pelo Governo de MG.

Saiba mais sobre o programa de cursos gratuitos de pós-graduação

O Projeto Trilhas do Futuro-Educadores, é um projeto amplo de desenvolvimento profissional e formação continuada instituído e normatizado pela Resolução SEE nº 4.697, de 13 de janeiro de 2022, que tem como missão capacitar o servidor em temas ligado aos objetivos e metas traçadas pela SEE/MG, proporcionando aos mesmos, formação profissional em nível de aperfeiçoamento, pós-graduação e graduação lato e stricto sensu.

Além disso, também busca gerar valor ao servidor através da capacitação permanente, aprimorando as habilidades e competências do mesmo, racionalizando e tornando os investimentos em formação mais efetivos.

O Programa visa contribuir para a ascensão dos servidores em suas respectivas carreiras, aprimorando a qualidade de ensino disponibilizado pela rede pública estadual de Minas Gerais.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.