Ponte Salvador-Itaparica, com investimento de R$ 10,42 bilhões, está prestes a sair do papel! Aprovada pelo TCE-BA, a obra promete transformar a mobilidade, reduzir distâncias e impulsionar a economia de 250 municípios baianos. Descubra como essa megaestrutura revolucionará o estado e beneficiará milhões de pessoas.
A Bahia, conhecida por suas belezas naturais e rica cultura, está prestes a testemunhar uma obra que promete revolucionar sua infraestrutura e economia.
Uma grandiosa construção está em vias de se tornar realidade, conectando pontos estratégicos e trazendo benefícios para milhões de baianos.
O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) aprovou, em sessão plenária realizada em 11 de fevereiro de 2025, a proposta de mediação entre o Governo do Estado e a Concessionária Ponte Salvador-Itaparica.
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Essa aprovação atualiza o valor global do contrato de R$ 7 bilhões para R$ 10,42 bilhões, após votos favoráveis dos sete conselheiros do TCE.
O novo valor é inferior aos R$ 13 bilhões inicialmente solicitados pelo consórcio após a pandemia, redução atribuída à mediação do TCE.
Aprovação do TCE e próximos passos
Com a aprovação, o governo de Jerônimo Rodrigues (PT) planeja assinar, nas próximas semanas, o termo aditivo que permitirá o início das obras na Baía de Todos-os-Santos.
O relator, conselheiro Marcus Presidio, destacou que o contrato precisou ser revisto devido aos impactos econômicos da pandemia de covid-19, que causou aumentos significativos nos preços da construção civil e materiais siderúrgicos, além da elevação da taxa básica de juros.
Principais ajustes no contrato
As principais alterações propostas incluem:
- Elevação do aporte público total para R$ 5,07 bilhões, com data base em agosto de 2024;
- Alteração na contraprestação anual para R$ 371 milhões nos primeiros dez anos de operação plena e R$ 170 milhões no período subsequente;
- Atualização do valor do contrato;
- Extensão do cronograma de execução das obras de cinco para seis anos;
- Redução do prazo de operação efetiva de 30 para 29 anos.
Impactos econômicos e sociais
A construção da Ponte Salvador-Itaparica é considerada uma das maiores obras de infraestrutura do Brasil e promete modificar a realidade socioeconômica de toda a Bahia.
Serão beneficiados 250 municípios, especialmente aqueles do Recôncavo Sul, Baixo Sul e Região Metropolitana de Salvador.
Estima-se a geração de cerca de oito mil empregos durante a obra, que demandará investimentos de aproximadamente R$ 9 bilhões.
A ponte permitirá que baianos e turistas se desloquem pelo estado com mais agilidade e segurança, além de impulsionar o setor de turismo de diversas cidades.
Detalhes da obra e previsão de conclusão
A Ponte Salvador-Itaparica será a maior sobre lâmina d’água da América Latina, com previsão de conclusão em 2028.
O projeto inicial previa a finalização em 2025, mas a pandemia atrasou o início das obras.
A concessionária responsável é formada pelas empresas chinesas CCCC (China Communications Construction Company) e CRCC/CR20 (China Railway 20 Bureau Group Corporation).
O contrato de concessão tem duração de 35 anos, sendo quatro de construção e 30 de administração da ponte.
Benefícios para a mobilidade e economia com a ponte
Atualmente, quem viaja da região metropolitana de Salvador para a Ilha de Itaparica percorre um trajeto de 238 km de carro ou utiliza balsas, com tempo de viagem de cerca de 1h40.
Com a nova ponte, esse tempo será reduzido para aproximadamente 10 minutos.
A tarifa estimada para cruzar a ponte é de R$ 56, enquanto a balsa custa R$ 58,50 para veículos, mais R$ 6,50 por pessoa.
Nos finais de semana, a tarifa da balsa aumenta para R$ 82,90 para veículos e R$ 8,60 por passageiro.
Além de economizar tempo, a ponte terá um papel importante no desenvolvimento social e econômico do sul da Bahia, permitindo maior integração entre a região metropolitana e o sul do estado.
O projeto também melhorará a conexão de Salvador com o sul do Brasil, onde estão concentrados os maiores PIBs do país, reduzindo os custos de logística no transporte de mercadorias dentro da Bahia e entre estados que passam pelo território baiano.
Financiamento e sustentabilidade
Em dezembro de 2024, o Governo da Bahia assinou um contrato de empréstimo para a construção da ponte, com acordo prevendo até US$ 150 milhões, aproximadamente R$ 800 milhões.
A obra também contempla a implementação de projetos educacionais e programas socioambientais que permitirão a capacitação de moradores locais em diversas áreas de atuação, promovendo sustentabilidade e desenvolvimento regional.
A Ponte Salvador-Itaparica representa um marco na infraestrutura baiana, prometendo transformar a mobilidade, impulsionar a economia e promover o desenvolvimento sustentável em diversas regiões do estado.
ESSE PEDÁGIO É MUITO CARO ,AFF,NINGUÉM MERECE ESSE VALOR,
Quero estar vivo, ou meus netos para usar essa ponte.
Fico imaginando essas pessoas do contra, essa ponte é uma das obras mais revolucionárias do Brasil. Porém ainda tem gente contra. Parabéns JERÔNIMO.