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Governo aprova e ponte de R$ 10 bilhões sairá do papel

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 12/02/2025 às 14:18
Aprovada construção da Ponte Salvador-Itaparica: investimento de R$ 10,42 bilhões promete revolucionar a mobilidade e economia baiana.
Aprovada construção da Ponte Salvador-Itaparica: investimento de R$ 10,42 bilhões promete revolucionar a mobilidade e economia baiana.

Ponte Salvador-Itaparica, com investimento de R$ 10,42 bilhões, está prestes a sair do papel! Aprovada pelo TCE-BA, a obra promete transformar a mobilidade, reduzir distâncias e impulsionar a economia de 250 municípios baianos. Descubra como essa megaestrutura revolucionará o estado e beneficiará milhões de pessoas.

A Bahia, conhecida por suas belezas naturais e rica cultura, está prestes a testemunhar uma obra que promete revolucionar sua infraestrutura e economia.

Uma grandiosa construção está em vias de se tornar realidade, conectando pontos estratégicos e trazendo benefícios para milhões de baianos.

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) aprovou, em sessão plenária realizada em 11 de fevereiro de 2025, a proposta de mediação entre o Governo do Estado e a Concessionária Ponte Salvador-Itaparica.

Essa aprovação atualiza o valor global do contrato de R$ 7 bilhões para R$ 10,42 bilhões, após votos favoráveis dos sete conselheiros do TCE.

O novo valor é inferior aos R$ 13 bilhões inicialmente solicitados pelo consórcio após a pandemia, redução atribuída à mediação do TCE.

Aprovação do TCE e próximos passos

Com a aprovação, o governo de Jerônimo Rodrigues (PT) planeja assinar, nas próximas semanas, o termo aditivo que permitirá o início das obras na Baía de Todos-os-Santos.

O relator, conselheiro Marcus Presidio, destacou que o contrato precisou ser revisto devido aos impactos econômicos da pandemia de covid-19, que causou aumentos significativos nos preços da construção civil e materiais siderúrgicos, além da elevação da taxa básica de juros.

Principais ajustes no contrato

As principais alterações propostas incluem:

  • Elevação do aporte público total para R$ 5,07 bilhões, com data base em agosto de 2024;
  • Alteração na contraprestação anual para R$ 371 milhões nos primeiros dez anos de operação plena e R$ 170 milhões no período subsequente;
  • Atualização do valor do contrato;
  • Extensão do cronograma de execução das obras de cinco para seis anos;
  • Redução do prazo de operação efetiva de 30 para 29 anos.

Impactos econômicos e sociais

A construção da Ponte Salvador-Itaparica é considerada uma das maiores obras de infraestrutura do Brasil e promete modificar a realidade socioeconômica de toda a Bahia.

Serão beneficiados 250 municípios, especialmente aqueles do Recôncavo Sul, Baixo Sul e Região Metropolitana de Salvador.

Estima-se a geração de cerca de oito mil empregos durante a obra, que demandará investimentos de aproximadamente R$ 9 bilhões.

A ponte permitirá que baianos e turistas se desloquem pelo estado com mais agilidade e segurança, além de impulsionar o setor de turismo de diversas cidades.

Detalhes da obra e previsão de conclusão

A Ponte Salvador-Itaparica será a maior sobre lâmina d’água da América Latina, com previsão de conclusão em 2028.

O projeto inicial previa a finalização em 2025, mas a pandemia atrasou o início das obras.

A concessionária responsável é formada pelas empresas chinesas CCCC (China Communications Construction Company) e CRCC/CR20 (China Railway 20 Bureau Group Corporation).

O contrato de concessão tem duração de 35 anos, sendo quatro de construção e 30 de administração da ponte.

Benefícios para a mobilidade e economia com a ponte

Atualmente, quem viaja da região metropolitana de Salvador para a Ilha de Itaparica percorre um trajeto de 238 km de carro ou utiliza balsas, com tempo de viagem de cerca de 1h40.

Com a nova ponte, esse tempo será reduzido para aproximadamente 10 minutos.

A tarifa estimada para cruzar a ponte é de R$ 56, enquanto a balsa custa R$ 58,50 para veículos, mais R$ 6,50 por pessoa.

Nos finais de semana, a tarifa da balsa aumenta para R$ 82,90 para veículos e R$ 8,60 por passageiro.

Além de economizar tempo, a ponte terá um papel importante no desenvolvimento social e econômico do sul da Bahia, permitindo maior integração entre a região metropolitana e o sul do estado.

O projeto também melhorará a conexão de Salvador com o sul do Brasil, onde estão concentrados os maiores PIBs do país, reduzindo os custos de logística no transporte de mercadorias dentro da Bahia e entre estados que passam pelo território baiano.

Financiamento e sustentabilidade

Em dezembro de 2024, o Governo da Bahia assinou um contrato de empréstimo para a construção da ponte, com acordo prevendo até US$ 150 milhões, aproximadamente R$ 800 milhões.

A obra também contempla a implementação de projetos educacionais e programas socioambientais que permitirão a capacitação de moradores locais em diversas áreas de atuação, promovendo sustentabilidade e desenvolvimento regional.

A Ponte Salvador-Itaparica representa um marco na infraestrutura baiana, prometendo transformar a mobilidade, impulsionar a economia e promover o desenvolvimento sustentável em diversas regiões do estado.

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Reginaldo Adalberto De Brito
Reginaldo Adalberto De Brito
12/02/2025 18:59

ESSE PEDÁGIO É MUITO CARO ,AFF,NINGUÉM MERECE ESSE VALOR,

Roberto
Roberto
12/02/2025 19:51

Quero estar vivo, ou meus netos para usar essa ponte.

ECIO ALMEIDA SOARES
ECIO ALMEIDA SOARES
13/02/2025 06:47

Fico imaginando essas pessoas do contra, essa ponte é uma das obras mais revolucionárias do Brasil. Porém ainda tem gente contra. Parabéns JERÔNIMO.

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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