A plataforma no RS foi leiloada para a Gerdau e Ecovix, sendo que praticamente 100% dos materiais originados do desmonte serão reciclados pela Gerdau
A Ecovix, empresa proprietária do Estaleiro Rio Grande, e a siderúrgica Gerdau foram anunciadas como as vencedoras do leilão para descomissionamento da plataforma P-32, anteriormente utilizada pela Petrobrás na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. Os trabalhos de desmantelamento devem ter início entre 90 e 120 dias, a partir de hoje (7), e espera-se a criação de 250 vagas de emprego em Rio Grande (RS).
Em uma parceria estratégica, a Ecovix receberá a plataforma no Estaleiro Rio Grande, em RS, que é o maior dique seco da América Latina, onde ocorrerá o desmantelamento das estruturas ao longo de aproximadamente 12 meses. Por sua vez, a Gerdau utilizará a sucata metálica gerada como matéria-prima em suas usinas de Charqueadas (RS) e Sapucaia do Sul (RS) para a produção de aço. Outros materiais resultantes do desmantelamento serão enviados para descarte seguro, garantindo que praticamente 100% da unidade seja reciclada.
Desmantelamento da maior unidade marítima do Brasil e de outras plataformas
O diretor-presidente do Grupo Ecovix, Robson Passos, celebrou a conquista junto a Gerdau, afirmando que a plataforma P-32, que se encontra hoje no RS, será a maior unidade marítima já desmantelada no Brasil. Além disso, ele destacou a importância desse marco para inserir o país e a Petrobrás no processo de reciclagem verde e responsável. Passos ressaltou que essa vitória no leilão também representa uma oportunidade significativa para a Ecovix fortalecer sua atuação no desmantelamento, considerando que existem outras 26 unidades a serem desmobilizadas pela Petrobrás.
- Cana-de-açúcar é a nova “mina de ouro” e pode transformar o Brasil em referência mundial na produção de bioplásticos
- Com 17 mil km de extensão, nova ferrovia unirá Brasil e China e promete revolucionar as rotas comerciais entre os continentes! Megaprojeto custará pelo US$ 490 bilhões.
- Novo esquema da farmácias: revelado o que fazem com o seu CPF em troca de desconto
- Investimentos bilionários da China para pulverizar carros baratos no mundo: construção do segundo navio gigante da BYD está pronta e promete transportar 7,5 mil carros de uma só vez
Geração de sucata metálica na plataforma e o compromisso com a sustentabilidade da Gerdau
Carlos Vieira, diretor de matéria-prima e florestas da Gerdau, comemorou o novo contrato conquistado e destacou o pioneirismo da iniciativa na indústria brasileira do aço no RS. Ele enfatizou que o desmantelamento de plataformas como a P-32 e navios gera uma fonte importante de sucata metálica, que pode ser retirada dos mares brasileiros e transformada em novos produtos de aço. A Gerdau tem como objetivo ser uma referência na produção de aço com baixa pegada de carbono, uma vez que o aço é um material infinitamente reciclável e contribui para a economia circular.
A parceria entre a Ecovix e a Gerdau no descomissionamento da plataforma P-32 no RS representa um avanço importante no processo de reciclagem e no compromisso com a sustentabilidade. Além disso, esse projeto pioneiro abre portas para futuras oportunidades de desmantelamento de outras unidades marítimas da Petrobrás. A Gerdau e a Ecovix reafirmam seu compromisso em contribuir para a economia circular e a redução do impacto ambiental, promovendo um setor siderúrgico mais sustentável no Brasil.