General Electric está de olho no mercado de energia eólica offshore brasileiro e investimentos podem chegar ainda este ano

Valdemar Medeiros
por
-
01-06-2021 12:40:29
em Energia Renovável
General Eletric - GE - energia eólica offshore - investimentos Torre de energia eólica offshore da GE – créditos – Haliade X techradar

A General Electric (GE) planeja aplicar diversos investimentos em setores como Gás natural, energia eólica offshore, hidrelétricas e outros. O objetivo é transformar o Brasil em uma potente distribuidora de energia

A General Electric (GE) está animada com novos investimentos no Brasil. São diversos os planos da companhia, como o mercado de gás natural, investimentos em usinas térmicas, hidrelétricas, aerogeradores, e também investimentos no setor de energia eólica offshore.

Leia também

Investimentos da General Electric – GE na energia eólica offshore

De acordo com Maurício Vieira, diretor de vendas de Wind na Ge Renewable Energy, a General Electric está de olho no setor de energia eólica offshore. Ele afirma que o setor de Wind offshore é uma estratégia da GE e que a companhia é líder nesse segmento.

A GE possui uma plataforma de 13 MW, com um rotor de cerca de 220 metros. Sem falar em alguns contratos que foram anunciados para o Estados Unidos e países europeus. Já no Brasil, a empresa está pronta para ofertar a tecnologia em energia eólica offshore, mas, até o momento, a empresa não foi demandada.

O executivo afirma que os investimentos em energia eólica offshore da General Electric para o Brasil virão, só não se sabe se será com a mesma velocidade de outro países.

Palavras do líder comercial da divisão de Grid Solutions

De acordo com Gilton Peixoto, líder Comercial da Divisão de Grid Solutions, além de gerar eletricidade através da energia eólica offshore, será necessário fazer a transmissão para a costa. Além disso, ressaltou que a GE também possui esse tipo de tecnologia.

Geralmente, ela se trata de uma transmissão feita em HVDC (corrente contínua em alta tensão) através da tecnologia VSC (Voltage Source Converter). Neste ano, mais um projeto foi contemplado pela General Electric, no Reino Unido.

O projeto de energia eólica offshore recebeu o nome de Sofia, que conectou 1.320 MW nas costas do Norte da Inglaterra. O projeto fica a uma distância de 220 km da costa, e é conectado também à tecnologia HDVC-VSC da GE. De acordo com Peixoto, a companhia está ansiosa para trazer esses investimentos para o Brasil.

Investimentos da GE no Brasil

Começando pelo mercado de Gás Natural, o diretor executivo da General Electric Gás Power América Latina, Daniel Meniuk, afirma que a empresa já consegue ver mais movimentos no setor e acredita, também, que nos próximos dois anos, serão construídas novas usinas térmicas no interior do Brasil.

Já o presidente de Hydro da GE Renewable Energy, Eduardo Cardoso, afirma que a empresa está enxergando também um grande potencial no Brasil para as Hidrelétricas de médio porte. Ele ressalta que elas não trazem um impacto ambiental grande e ficam mais perto do centro de carga.  

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.