1. Início
  2. / Construção
  3. / GE Renewable Energy fecha contrato com controlada da Eletrobras para modernização de subestações em Alagoas, Bahia e Pernambuco
Localização AL, BA, PE Tempo de leitura 3 min de leitura

GE Renewable Energy fecha contrato com controlada da Eletrobras para modernização de subestações em Alagoas, Bahia e Pernambuco

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 14/07/2021 às 12:27
GE-Renewable-Energy - Eletrobras - NAhia - Pernambuco - Alagoas -
Capacetes de profissionais da GE – Créditos: REUTERS/Stephane Mahe

Para gerar uma maior segurança e confiabilidade em seus sistemas, a Chesf, controlada da Eletrobras fechou uma parceria com a GE Renewable Energy para a modernização de subestações em Alagoas, Bahia e Pernambuco.

A divisão de Grid Solutions da GE Renewable Energy fechou nesta terça-feira (13), um contrato para a modernização de subestações em Alagoas, Bahia e Pernambuco. O contrato foi feito com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), uma das maiores empresas controladas da Eletrobras.

Leia também

A substituição de 250 disjuntores pela GE Renewable Energy

Segundo o contrato, a GE realizará o fornecimento de serviços e materiais para a substituição de equipamentos antigos de seis subestações da controlada da Eletrobras, situadas nos estados de Alagoas, Bahia e Pernambuco, na região nordeste do Brasil, com suas tecnologias de grid de última geração. O contrato também prevê que a GE Renewable Energy substitua aproximadamente 250 disjuntores e seccionadores que estão em operação há mais de 45 anos.

Os engenheiros de campo da GE serão responsáveis por ofertar uma estratégia para avaliação da condição dos ativos de alta tensão da controlada da Eletrobras, bem como pelo planejamento e priorização do processo de retrofit para propor uma solução mais adequada sob os aspectos de custo e tempo.

Uma maior confiabilidade ao sistema de transmissão dos estados brasileiros

De acordo com a controlada da Eletrobras, Chesf, a substituição desses equipamentos nas subestações em Alagoas, Bahia e Pernambuco de níveis de tensão de 69 kV, 230 kV e 500 kV, proporcionará uma confiabilidade maior ao sistema de transmissão da Companhia, contribuindo com a melhora da qualidade e o acesso ao fornecimento de energia elétrica.

Além disso, permitirá também que milhões de pessoas continuem tendo acesso a uma energia sustentável no Brasil, por meio dessas subestações que ajudam a transmitir energia das usinas eólicas e hidrelétricas no Nordeste para o SIN.

Executivo da GE Renewable Energy se pronuncia

De acordo com Alexandre Ferrari, Líder Comercial da GE Grid Solutions para América Latina, a empresa está satisfeita em apoiar a controlada da Eletrobras, Chesf, em seu compromisso em modernizar suas subestações em Alagoas, Bahia e Pernambuco.

Ainda de acordo com o executivo, a divisão de Grid Solutions da GE Renewable Energy traz mais do que apenas seu vasto conhecimento em manutenção e substituição de equipamentos traz também suas novas tecnologias que ajudarão a oferecer à companhia uma maior flexibilidade operacional e competitividade.

O negócio foi fechado no primeiro trimestre de 2021, através de uma licitação pública e oficializado nesta terça-feira (13). Além da substituição dos equipamentos em Alagoas, Bahia e Pernambuco, a GE também fornecerá treinamento aos funcionários da Chesf e kits de peças de reposição para cada tipo de equipamento. Todo o processo de retrofit está previsto para ser finalizado em 2025.  

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos