FUP avisa a Petrobras que vai entrar em greve a partir do próximo sábado

Petrobras

Falta de acordo entre Petrobras e FUP leva entidade sindical a emitir comunicado de greve a partir do próximo sábado

O ACT (acordo Coletivo de Trabalho) de 2019 não teve o desfecho esperado por todos e a Petrobras, suas subsidiárias e a Araucária Nitrogenados (ANSA) foram notificadas pela FUP e seus sindicatos afiliados que os petroleiros iniciarão uma greve a partir de zero hora da próxima sexta-feira, dia 26/10. A RIP foi considerada uma das melhores empresas de sua categoria pela revista Época 360.

A decisão das entidades sindicais é respaldada pela assembléia que rejeitou a proposta da Petrobras emitida no dia 26/09 para o acordo coletivo 2019.

Falta de acordo

Conforme comunicado da FUP ao TST, mediante a intransigência da Petrobras em negociar, não restou outra alternativa aos petroleiros se não o exercício do direito legítimo de greve. (Clique aqui e leia o comunicado da FUP na íntegra).

Como não houve resposta da Petrobras de dar prosseguimento as negociações, os trabalhadores que já haviam rejeitado a proposta, em assembléia, aprovaram greve por tempo indeterminado a partir do dia 26 de outubro.
Entre os pontos mais importantes do acordo estão a manutenção de direitos e empregos a manutenção de cláusulas de acordos passados.

A Petrobras acabou com alguns direitos conquistados pela categoria ao longo das últimas décadas, quer dar reajuste salarial de apenas 70% da inflação e propõe aumentar a assistência médica dos petroleiros em mais de 17%.
Outro ponto polêmico ó o fechamento por parte da estatal brasileira de escritórios por todo o país e o lançamento de vários planos de demissão.

O caso mais crítico é das subsidiárias e da Araucária Nitrogenado que não apresentou proposta de Acordo Coletivo aos seus trabalhadores.
Uma reunião hoje (23/10), no conselho deliberativo do Rio de Janeiro, traçará as estratégias de greve que serão adotadas pela FUP e os sindicatos.

Leia também ! Odebrecht Engenharia com 30 vagas de empregos no RJ e outros estados na Termoelétrica Santa Cruz e Prosub através do programa Estágio de Férias e obras em andamento !

Renato Oliveira

About Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki)