1. Início
  2. / Construção
  3. / Segundo funcionários demitidos da Niplan que trabalharam na construção da maior fábrica de celulose do planeta, o Projeto Star da Bracell, estão sem receber rescisão e não tem onde ficarem
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Segundo funcionários demitidos da Niplan que trabalharam na construção da maior fábrica de celulose do planeta, o Projeto Star da Bracell, estão sem receber rescisão e não tem onde ficarem

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 21/09/2021 às 14:11
Atualizado em 19/08/2022 às 05:06
Bracell - Niplan - funcionários - celulose - SP - demissão
SEM PAGAMENTO – O grupo de manifestantes chegou a bloquear a entrada da fábrica, que teve a segurança reforçada por equipes da Polícia Militar (Foto: Divulgação)

O projeto da Bracell, que para muitos se tratava de um sonho, está se transformando em pesadelo, de acordo com funcionários contratados pela Niplan

No início desta terça-feira (21), os funcionários contratados para o maior projeto de celulose do planeta pela empresa Niplan realizaram uma manifestação na porta da Bracell, em Lençóis Paulista. O motivo alegado por eles é de que a empresa os desamparou, e estão reivindicando seus pagamentos de obrigações trabalhistas que, até o momento, não foram garantidos.

Leia também

“A Bracell, junto com a sua contratada, deixa milhares de pais de família sem rescisões e pessoas que não tem condições de voltar pra suas cidades jogadas nas ruas de São Paulo, pois os alojamentos dos trabalhadores que atuavam ali seriam desmobilizados e milhares de trabalhadores que saíram pra ganhar seu pão de cada dia estão despejados, abandonados e foram em busca de sonhos no maior projeto de CELULOSE DO MUNDO e agora serão despejados na rua “sem eira nem beira” ditado popular dito no dia – a dia dos nordestinos. No presente momento as redes socias só falam em uma MULTINACIONAL QUE LARGOU INÚMEROS PAIS DE FAMÍLIA NA RUA “, relata um trabalhador do projeto.

Sobre o Projeto Star

O Projeto Star vem se mostrando um ambicioso investimento que foi capaz não só de gerar milhares de vagas de empregos no mercado brasileiro, mas também transformar a multinacional Bracell em uma das maiores unidades com capacidade atual de produzir até 1,5 milhão de toneladas/ano de celulose solúvel ou até 3 milhões de toneladas/ano de celulose kraft.

Este se trata do maior investimento privado do estado de SP que já aconteceu nos últimos 20 anos. A estimativa é de que, até o ano de 2023, o projeto que representa o maior investimento de celulose do planeta empregue mais de18 mil novos funcionários de forma permanente nas atividades de logística, florestais ou industriais.

Na página oficial do projeto da Bracell, a empresa destaca que o investimento na expansão da fábrica deverá criar oportunidades de emprego não apenas em Lençóis Paulista e Macatuba, mas também nas proximidades de Agudos, Areiópolis, Borebi, Bauru, Pederneiras, São Manuel, Barra Bonita, Jaú e Igaraçu do Tietê, e em todo o estado de São Paulo.

Bracell se pronuncia sobre desligamentos da Niplan

Em nota, a Bracell destaca que encerrou o contrato com a Niplan e, após isso, efetuou todos os pagamentos que estavam previstos no contrato. “Cabe ressaltar que é unicamente responsabilidade da Niplan honrar com todos os pagamentos de obrigações trabalhistas e outros débitos. Esclarecemos ainda que não procedem as informações de que a Bracell seja responsável por quaisquer pagamentos”, destacou a nota oficial encaminhada ao portal Acontece na Região.

Maior projeto de celulose do mundo se torna pesadelo para funcionários contratados pela Niplan

Manifestantes exigem seus direitos – Imagens divulgadas nas redes sociais por colaboradores da empresa

Os manifestantes exigem seus direitos e destacam que o projeto de celulose que, para muitos, se tratava de um sonho, agora é um pesadelo e sinônimo de desespero, uma vez que a grande maioria não sabe para onde ir e nem mesmo tem ideia do que fazer para retornar às suas famílias.

O vídeo acima demonstra a entrada da fábrica da Bracell bloqueada na ultima sexta (17). Segundo os manifestantes, a ideia era de um protesto pacífico, exigindo apenas os seus direitos.

A nova fábrica em SP foi construída com duas linhas que operam flexivelmente. Até 2023, o planejamento da produção será realizado em etapas, com foco na estabilidade operacional dos dois produtos.

Após esse período, as linhas serão usadas para a produção de celulose Kraft ou solúvel, segundo as demandas da companhia. Com a expansão concluída, a nova fábrica da Bracell em SP planeja empregar cerca de 6.650 trabalhadores, tanto diretos como terceirizados em suas atividades florestais, industriais e de logística.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x