FPSO da MODEC corre risco de afundar, Cerca de 100 trabalhadores foram retirados da embarcação, diz sindicato

Petrobras FPSO MODEC

Uma equipe já está a caminho para desencorar a unidade FPSO Cidade do Rio de Janeiro operada pela Modec e afretada pela Petrobras

Segundo o Sindicato e a grande mídia,  há pouco a informação de que o navio FPSO Cidade do Rio de Janeiro, na Bacia de Campos, está adernando e corre o risco de afundamento, apesar da Petrobras não confirmar este fato oficialmente. Cerca de 100 trabalhadores foram retirados da embarcação, que é operada pela empresa Modec, em regime de afretamento pela Petrobrás.

No último dia 23, às 13h30, foi identificado um rasgo no casco do navio, a cerca de um metro de profundidade, o que provocou o aumento do volume de água nos tanques. Um primeiro grupo de trabalhadores foi, então desembarcado. Hoje, com o aumento do rasgo, o restante foi evacuado.

O sindicato acompanha o caso junto à Petrobrás. A empresa afirma que a embarcação encontra-se em “equilíbrio estático” e que uma equipe especializada será mobilizada para fazer a desancoragem e rebocá-la para o estaleiro.

O FPSO Rio de Janeiro é um navio contratado pela Petrobrás e operado pela Modec do Brasil. A embarcação está com a produção interrompida desde julho de 2018 para processo de descomissionamento (desativação da unidade) no campo de Spadarte. Fonte: Sindietro NF

Segundo o Ibama, Petrobras esconde vazamento de petróleo no Espírito Santo e Rio de Janeiro

Segundo o Ibama, houve falhas na contenção de danos provocados por dois vazamentos de petróleo no mar neste ano, envolvendo duas plataformas da Petrobras.

Um dos vazamento ocorreu em fevereiro na plataforma P-58, a 85 quilômetros da costa do Espírito Santo e o outro  aconteceu na plataforma P-53, localizada em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro. Nesta semana houve rumores que a estatal seria privativada, o governo desmentiu o mal entendido e afirmou que não há intenção de privatizar a companhia.

Paulo Nogueira

About Paulo Nogueira

Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, com experiência no setor O&G em empresas nacionais e internacionais.