No terceiro lugar do ranking mundial no setor de energia renovável, o Brasil tem capacidade para parar de importar energia e gerar diversos empregos
Em termos de energia renovável, o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de fontes alternativas globais de energia, incluindo bioenergia, eólica, solar, hidrelétrica e geotérmica. De acordo com um levantamento feito, se o Brasil continuar investindo em energia limpa, como solar e eólica, 1,2 milhão de empregos serão criados até 2025. Atualmente, China e Estados Unidos lideram o ranking de geração.
Confira ainda outras notícias do dia:
- Pequenas centrais de energia que utilizam fontes renováveis terão desconto no preço da eletricidade, segundo projeto do governo
- Absolar mostra que energia solar fotovoltaica distribuída atingiu marca de 500 mil unidades consumidoras
- Estudo aponta que pelo menos US$ 14 trilhões terão de ser investidos em energia elétrica até 2050
Geração de energia através de fontes renováveis:
Em termos de energia solar, no ano passado o país entrou no ranking dos 20 maiores produtores de energia fotovoltaica, ocupando a 16ª posição. O Brasil é um dos únicos produtores solares importantes da América Latina que se tem no mercado, avançando cinco posições no comparativo entre os anos de 2018 e 2019.
Por sua vez, a fonte eólica torna o Brasil o sétimo país com maior capacidade instalada no setor. Isso significa que cerca de 30 milhões de residências brasileiras recebem esse fornecimento de energia limpa todos os meses, consolidando sua segunda maior fonte de elétrica no Brasil.
- Alemães apostam no Brasil, investindo R$ 50 milhões para transformar o país em um dos líderes na produção de do combustível sustentável de aviação (SAF)
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
Criação de empregos:
O mercado de trabalho no sistema de fontes renováveis é muito vasto, sendo que os investimentos realizados no setor, custos, a competitividade do investimento e a atualização do sistema também possuem impacto positivo.
De acordo com um relatório do Fórum Econômico Mundial, “A competição para o usuário final provavelmente aumentará a qualidade dos serviços oferecidos, o que possivelmente incentivará o aprimoramento de toda a cadeia de valor”.