1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Fim de uma era: Chevrolet anuncia adeus a um carro popular em 2024, encerrando mais de 60 anos de história no mercado automotivo
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 1 comentários

Fim de uma era: Chevrolet anuncia adeus a um carro popular em 2024, encerrando mais de 60 anos de história no mercado automotivo

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 13/11/2024 às 10:20
Fim de uma era Chevrolet anuncia adeus ao carro popular em 2024, encerrando mais de 60 anos de história no mercado automotivo
Foto: Dall-e/Carro popular da Chevrolet
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Adeus ao Chevrolet Malibu? O icônico modelo da Chevrolet, que conquistou gerações ao longo de mais de seis décadas, está prestes a deixar as concessionárias em um país. Descubra os motivos por trás do fim de produção deste clássico que marcou história no mercado automotivo.

Fim do Chevrolet Malibu? A Chevrolet, sem dúvidas, é uma das maiores marcas de carros do mundo inteiro. Contudo, a empresa surpreendeu a todos quando decidiu dar um adeus em um carro popular com mais de 60 anos de história. Trata-se do Chevrolet Malibu, sedã que teve sua última unidade produzida no dia 4 de novembro, saindo de linha nos Estados Unidos.

O fim do Chevrolet Malibu é um movimento da General Motors cheio de significado, visto que encerrará a produção de um sedã tradicional por falta de interesse dos consumidores. Os motoristas do país optam pelos SUVs e se afastam dos sedãs compactos e hatchbacks há anos. Os dois rivais da marca em Detroit, a Stellantis e a Ford Motor, também reduziram muito sua lista de carros nos Estados Unidos.

O Chevrolet Malibu não muda de geração desde 2015 e sua última atualização visual aconteceu em 2019. O carro popular da Chevrolet não terá um substituto direto e os 1.700 empregados da fábrica serão dispensados.

Na verdade, a unidade de Fairfax, no Kansas, receberá uma atualização para fabricar a segunda geração do Chevrolet Bolt. Dessa vez, o modelo terá como base a plataforma Ultium e promete se tornar um dos carros elétricos mais baratos dos Estados Unidos.

A fábrica receberá um investimento de 390 milhões de dólares e permitirá que o novo Bolt seja produzido na mesma linha que fabrica o Cadillac XT4, o menor SUV da Cadillac. Para isso, porém, a unidade ficará paralisada até o começo de 2025 para receber novo maquinário.

Entenda a estratégia da marca com o fim do Chevrolet Malibu

A GM, com o fim do carro popular da Chevrolet, agora segue o mesmo caminho decidido pela Ford, onde sedãs não acabam mais oferecidos ao público, que cresce seu interesse ao redor de SUVs e picapes, por exemplo.

O Chevrolet Malibu é um dos modelos da Chevrolet de maior tempo em produção, famoso desde o século passado, e que teve até uma breve passagem pelo Brasil, contudo.

Atualmente, poucas marcas ainda persistem na venda de sedãs ao público americano, como as japonesas Nissan, Toyota e Honda, por exemplo. Nem mesmo veículos de serviço como táxis e viaturas policiais utilizam sedãs por lá. Uma tendência que continua crescendo, e reduz ainda mais o espaço e oferta desse tipo de carroceria.

Vale lembrar que as marcas ainda vende centenas de milhares de sedãs e compactos todos os anos, mas muito menos do que nas décadas anteriores, quando o Toyota Camry e o Honda Accord estavam entre os mais populares dos EUA. 

Seja como for, em relação à fábrica do Chevrolet Malibu, as demissões em Fairfax acontecerão gradualmente até 12 de janeiro do próximo ano, quando a planta ficará fechada até meados de 2025.

O Chevrolet Malibu foi lançado em 1964 para ser um sedã familiar de luxo. Quatro anos depois, a GM adicionou uma versão esportiva e de alto desempenho, o Malibu SS.

A GM parou de produzir o Malibu em 1983, quando foi forçada a reduzir seu tamanho devido à crescente concorrência estrangeira. Ela reintroduziu o modelo em 1997, mas ele quase sempre ficou atrás do Camry e do Accord em vendas.

Desde sua introdução, a GM vendeu mais de 10 milhões de Malibus. Mas as vendas caíram nos últimos anos. Em 2023, a marca vendeu 130 mil deles e as entregas caíram 47% nos últimos três meses do ano. Uma década antes, a marca normalmente vendia cerca de 200 mil unidades do Malibu por ano.

Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Rafael
Rafael
13/11/2024 16:23

Chevrolet tem que dar adeus é a correia banhada a óleo.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x