Novo carro da Fiat a caminho como possível substituto do Fiat Mobi! O novo hatch compacto já está em fase de testes no Brasil e promete conquistar o mercado nacional. Com a proposta de ser um carro acessível e competitivo, o modelo busca atender às necessidades dos consumidores que priorizam economia, funcionalidade e custo-benefício
A Fiat está executando uma renovação estratégica em seu portfólio automotivo, com foco no mercado nacional e agora promete trazer um novo substituto do Fiat Mobi. A marca italiana, conhecida por seus veículos compactos e econômicos, está testando no Brasil um novo Hatch que servirá como substituto dos modelos Mobi e Argo, o qual será a versão nacional do Fiat Grande Panda, carro barato que chama a atenção no exterior.
O que mudará no novo carro da Fiat para o mercado nacional?
Esse movimento da empresa se alinha à tendência global da Stellantis de unificar suas linhas de produtos, proporcionando maior rentabilidade. Recentemente, duas unidades do novo hatch da Fiat foram vistas no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo. Elas mostram um carro barato pintado de preto e outra camuflada.
Apesar do substituto do Fiat Mobi ser baseado no Grande Panda europeu, não será idêntico à versão europeia, mas sim, adaptado para atender às demandas do mercado brasileiro, servindo de base para a próxima geração do Argo. O que não deverá mudar no novo carro da Fiat são as dimensões, com 3,99 metros de comprimento e 2,54 metros de entre-eixos.
- Mais forte que Hilux? Mitsubishi Triton é um tanque de guerra: 205 cv e 47,9 kgfm de respeito!
- Quais os carros com correia dentada banhada a óleo que estão dando dor de cabeça para motoristas no Brasil?
- Ford choca ao registrar patente para exibir anúncios nos alto-falantes e telas dos carros: publicidade na sua direção?
- Hyundai HB20 finalmente chega à Argentina após 12 anos e promete sacudir o mercado com rivalidade acirrada!
O Grande Panda, novo hatch da Fiat, é baseado na plataforma Smart Car, como a Stellantis chama hoje a plataforma CMP dos Citröen C3, Aircross e Basalt, e dos Peugeot 208 e 2008. Essa plataforma é o novo padrão para os compactos do grupo e a Fiat é última marca generalista a adotá-la. O lançamento no Brasil demorará ainda mais porque é necessário atualizar a fábrica de Betim (MG).
Novo carro barato da Fiat promete entregar até 113 cv
O novo hatch da Fiat é tratado em Betim (MG), onde será desenvolvido e fabricado, como nova geração do Argo ou pelo codinome o Projeto 328/F1H. Como o Fiat Mobi não tem uma nova geração prevista, este carro será um substituto do Fiat Mobi e será o mais barato da Fiat no Brasil a partir do momento que os modelos mais antigos saírem de linha.
O design do novo carro da Fiat poderá seguir as formas do Grande Panda, mas não será exatamente igual. O novo carro da Fiat tem seu nome estampado nas portas, por exemplo, além de faróis compostos por pontos de LED. A tendência é que a versão brasileira tenha outros destaques, até mesmo porque chegará 2 anos mais tarde. As formas quadradas, porém, seriam um ótimo convite para reviver o nome Uno.
Um conceito também está mantido é que a plataforma Smart Car pode dar origem a carros com motor a combustão, que no Brasil serão os 1.0 e 1.3 da família Firefly e GSE turbo, com sistema híbrido leve, ou um motor elétrico e todos eles podem ser fabricados na mesma linha de produção. Nos carros mais baratos, o motor elétrico pode ter entre 58 cv e 113 cv, e as baterias podem ter entre 29 e 44 kWh.
Outros modelos da Fiat que chegarão ao mercado automotivo
Além do novo substituto do Fiat Mobi, a marca planeja lançar as novas gerações de Fastback e Pulse com alcance internacional. A estratégia visa integrar as linas europeias e brasileiras, eliminando o regionalismo nos produtos da Stellantis.
Os novos conceitos, conhecidos como Panda Fastback e Giga Panda, representam a evolução. Com as mudanças e chegada do novo carro barato, a Fiat reafirma seu compromisso de crescer no mercado global, aproveitando as sinergias do grupo Stellantis.