1. Início
  2. / Construção
  3. / Fábrica da Votorantim Cimentos amplia sua capacidade de produção em cinco vezes e planeja gerar 105 novos empregos para moradores do Ceará
Localização CE Tempo de leitura 4 min de leitura

Fábrica da Votorantim Cimentos amplia sua capacidade de produção em cinco vezes e planeja gerar 105 novos empregos para moradores do Ceará

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 10/11/2021 às 14:09
Votorantim Cimentos - fábrica - empregos - Ceará - oportunidade
Ampliação da fábrica da Votorantim potencializa o Ceará como polo produtor de cimento – foto: Governo do Ceará

A Votorantim Cimentos expandiu sua fábrica no Ceará prometendo, além de gerar mais de 100 empregos para a população, a redução em 60% nas emissões de CO2 em suas etapas de produção

Na manhã desta terça-feira (9), o governador do Ceará, Camilo Santana, foi à Caucaia para visitar a fábrica da Votorantim Cimentos, que expandiu sua capacidade em cinco vezes e planeja gerar vários novos empregos. Dentro da área do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, a fábrica passa a ter capacidade de produzir até um milhão de toneladas de cimento por ano. A novidade é que a tecnologia utilizada na fábrica no Ceará permite uma redução de 60% na emissão de CO2 no processo de fabricação.

Leia também

Fábrica da Votorantim Cimentos promete gerar 105 vagas de emprego

Quando atingir o pico de produção, a unidade no Ceará promete gerar até 105 empregos diretos, sendo 50 desses empregos frutos da expansão. O governador do Ceará comemorou o surgimento de novos empregos e renda, principalmente agora que o estado tenta retomar a economia. Ao total, foram investidos na unidade cerca de R$ 200 milhões.

O presidente global da empresa, Marcelo Castelli, afirmou estar alegre com a concretização do planejamento feito para a fábrica. Marcelo afirmou também que esta é a maior conquista dos últimos tempos em solo nacional. A Votorantim Cimentos saiu de 200 mil toneladas e chegou a um milhão de toneladas de cimento por ano. É uma fábrica bem administrada, uma das referências de eficiência nas plantas da empresa não só no Brasil mas em todo mundo.

O chefe maior da empresa afirmou que a Votorantim Cimentos avança com seu plano de ampliação no Ceará. O presidente ainda afirmou que a empresa espera que a expansão de Sobral (CE) também traga bons resultados.

Votorantim Cimentos investindo em sustentabilidade

Além de gerar novos empregos, a tecnologia na nova fábrica promete reduzir a poluição durante o processo de fabricação do cimento. De acordo com o Diretor de Operações da Regional Nordeste, Danilo Valadares, a Votorantim Cimentos produzirá cimento CP3-32 e essa é uma das largas vantagens, é um projeto sustentável.

A fábrica reduzirá 60% da emissão de CO2 por tonelada com a tecnologia instalada. Além disso, a nova forma de produção também reduz em 90% o consumo de recursos hídricos e 30% o consumo de energia elétrica. Marcelo reforçou que os planejamentos da empresa são ainda mais ousados no quesito de contribuição com a sustentabilidade na indústria da construção civil.

O diretor afirmou que na unidade do Ceará há um moinho vertical, que é a melhor tecnologia atualmente. Em 2050, o diretor afirmou querer chegar com emissão de zero poluentes.

12 protocolos já assinados no Complexo do Pecém

O Complexo do Pecém tem ganho destaque na atração de novos projetos voltados à sustentabilidade. O governador do Ceará pontuou um novo setor que contribuirá com isso, além de gerar empregos e renda.

O estado está partindo na frente com 12 protocolos já assinados com empresas internacionais para instalar usinas de hidrogênio verde no local. Presente na ocasião, Maia Júnior, secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, ressaltou a atuação na busca de novos projetos para o estado. Era necessário resgatar um desenvolvimento diferenciado para o estado e desde 92, o Ceará não tinha um ano tão desenvolvido no quesito de geração de empregos.  

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos