Durante uma visita à China, o ex-CEO da Volkswagen ficou impressionado com a tecnologia de um novo sedã elétrico chinês, classificando o avanço como inacreditável.
Costuma-se dizer que os carros elétricos chineses vendem muito devido a seu preço muito competitivo. E é verdade. Mas devemos também considerar que, nos últimos anos, a qualidade desses veículos aumentou muito, ao ponto de ultrapassarem os carros ‘ocidentais’ em muitos aspectos. Quem viu isso de perto foi o ex-CEO da Volkswagen.
Prova disso são os constantes relatos de admiração por parte de grandes nomes da indústria automotiva. Recentemente, o ex-CEO do Grupo Volkswagen, Herbert Diess, teve uma experiência marcante ao testar um novo sedã elétrico chinês, o Nio ET9, que o deixou muito impressionado com o que viu.
O que é o Nio ET9?
Herbert Diess é amplamente reconhecido por ter liderado a transição da Volkswagen para os carros elétricos durante seu mandato como CEO, de 2018 a 2022.
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Sua influência na indústria também é marcada por conexões com figuras importantes, como William Li, CEO da fabricante chinesa Nio. Foi justamente através desse contato que Diess teve a oportunidade de conhecer o Nio ET9, um sedã elétrico de luxo que está atraindo atenção global.
O Nio ET9 é um sedã com dimensões impressionantes: 5,32 metros de comprimento, 2,01 metros de largura e uma distância entre eixos de até 3,25 metros.
Ele acomoda quatro ocupantes em um nível de conforto notável, especialmente nos bancos traseiros, que contam com três telas multimídia, uma tela horizontal de 15,6 polegadas, poltronas reclináveis a 45 graus, mesas dobráveis e até uma pequena geladeira embutida.
A suspensão é pneumática, com controle ativo que realiza até 1.000 ajustes por segundo de forma independente em cada roda, garantindo um conforto excepcional. No quesito desempenho, o ET9 é equipado com dois motores, um em cada eixo, que fornecem uma potência combinada de 520 kW, ou 697 cavalos de potência.
Mais impressionante é sua plataforma de 925 volts, a primeira do mundo em veículos elétricos.
Graças a ela, é possível recarregar a bateria de 120 kWh em apenas 20 minutos para atingir 100% da carga, ou recuperar 255 km de autonomia em cinco minutos. A autonomia total é de 650 km, de acordo com o ciclo de homologação chinês CLTC.
Além disso, o ET9 é compatível com o sistema de troca rápida de baterias da Nio, que substitui uma bateria descarregada por uma totalmente carregada em apenas três minutos.
“Isso é impossível”: a reação de Diess
Para promover o lançamento do ET9, a Nio divulgou um vídeo com as reações de vários executivos após testarem o carro. Entre eles estavam Paul Fang, presidente da fabricante de eletrodomésticos Midea; Yu Kai, CEO da Horizon Robotics; Annabelle Yu Long, CEO da Bertelsmann na China; e Herbert Diess.
As reações foram diversas. Fang declarou que o ET9 superou suas expectativas; Yu Kai o descreveu como “luxuoso e tecnológico”; Yu Long o classificou como “maravilhoso”. Mas foi Diess quem chamou mais atenção ao sair do veículo com um sorriso e afirmar: “Isso é impossível”.
O que impressionou Diess foi a performance do carro em um teste específico: o Nio ET9 atravessou uma pista com diversos obstáculos, enquanto dezenas de taças de champanhe estavam equilibradas em seu capô. Graças à suspensão ativa, nenhuma taça caiu, um feito que destacou a precisão e a estabilidade do veículo.
A saída de Herbert Diess da Volkswagen
Em 2022, Diess foi afastado do cargo de CEO da Volkswagen. Ele liderou a expansão da montadora no setor de veículos elétricos, alocando € 52 bilhões (cerca de R$ 300 bilhões) para o desenvolvimento de carros movidos a bateria. No entanto, sua gestão enfrentou desafios significativos.
O executivo propôs cortes agressivos de custos, incluindo a demissão de 30 mil funcionários na Alemanha, o que gerou atritos com o sindicato dos trabalhadores da Volkswagen, que representa a maior parte dos 300 mil funcionários da empresa no país. Daniela Cavallo, líder do sindicato, afirmou na época que era essencial equilibrar a segurança do emprego com a lucratividade.
Outro ponto de tensão foi a gestão da Cariad, subsidiária responsável pelo desenvolvimento de softwares para carros autônomos, que enfrentava atrasos e custos elevados. A insatisfação levou o conselho de administração da Volkswagen, composto por 20 membros, a votar unanimemente pela substituição de Diess.
A meta de superar a Tesla
Durante seu mandato, Diess tinha como objetivo principal ultrapassar a Tesla e posicionar a Volkswagen como a maior produtora de carros elétricos do mundo. Sob sua liderança, a empresa lançou seus primeiros modelos elétricos e iniciou uma transição que ainda está em andamento.
No entanto, os desafios internos e a resistência dos sindicatos dificultaram o alcance de suas metas. Mesmo fora do cargo, Diess continua sendo uma figura influente na indústria automotiva, e sua opinião sobre o Nio ET9 reflete a crescente relevância dos fabricantes chineses no cenário global.
A nova era dos carros elétricos chineses
O Nio ET9 representa um avanço significativo na indústria automotiva, colocando a China em destaque no mercado global de carros elétricos. Com tecnologia de ponta, design inovador e soluções como a troca rápida de baterias, os fabricantes chineses estão mudando a percepção sobre a qualidade e a inovação de seus veículos.
Herbert Diess, com sua experiência e expertise, testemunhou em primeira mão o impacto dessa evolução. Sua reação ao Nio ET9 evidencia que os carros elétricos chineses não são apenas uma alternativa acessível, mas também uma amostra do futuro da mobilidade.
Parabéns China, e povo chinês, pelo teu investimento em educação pública de qualidade e sua independência patriotica em relação a países estrangeiros opressores.
Por aqui, só bla bla, de um governo medíocre, incompetente, não consegue nem concertar Pontes, coibir crimes, e gastar menos, pra por as contas em dia.Rai
Pelo menos não fica fazendo só motociata e indo buscar jóias!
E esse agora o que ele está fazendo!? aprovando 90 reais de aumento no salário mínimo!! não dá pra comprar meio quilo de picanha e nem beber cachaça!!vão comer grama pela raiz!!
Falou uma **** de **** **** 🤣
Quem conserta pontes, se a rodovia for estadual, é o estado. Quem tem o dever legal de coibir crimes é o governo estadual. Quem tem que criar leis para coibir crimes é o poder legislativo. Esse governo gastador, como o senhor se refere, trabalha com um congresso que só trabalha em interesse próprio, e se quiser aprovar alguma lei favorável aos interesses da população, precisa ‘negociar’ com esse mesmo congresso.