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Estudantes brasileiros fazem história na área de tecnologia! Confira o protótipo de carro autônomo criado por alunos da UFSC

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 08/03/2023 às 12:30
Atualizado em 09/03/2023 às 00:38
Estudantes brasileiros fazem história na área de tecnologia! Confira o protótipo de carro autônomo criado por alunos da UFSC
Foto: Alunos da UFSC/Reprodução
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Estudantes da UFSC desenvolvem carro autônomo com tecnologia de ponta. O projeto está sendo desenvolvido desde 2020 e já conta com vários patrocinadores.

Não são apenas a Tesla, a Amazon e a Audi que trabalham com carros autônomos. Produzindo um veículo em menor escala, estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolveram um projeto de alta tecnologia de um veículo que dirige sozinho. O protótipo, chamado de ERA-222, foi desenvolvido por estudantes da equipe de competição Ampera Racing.

Carro autônomo dos estudantes consegue identificar informações por câmeras

Estudantes da UFSC desenvolvem segundo carro autônomo das Américas

O modelo desenvolvido por estudantes da UFSC conta com um motor elétrico que foi desenvolvido com tecnologia avançada de inteligência artificial, capaz de detectar objetos no caminho e definir uma trajetória sem demandar intervenção de controle humano.

Segundo explicações da UFSC em comunicado, o carro autônomo é equipado com um atuador na direção que controla o volante, sistema de emergência remoto e freio de emergência. O modelo consegue identificar dados ao seu redor através de câmeras inteligentes com capacidade de estimar a posição dos objetos e do próprio carro autônomo.

O projeto teve início em 2020, com o trabalho de conclusão de curso (TCC) da engenheira mecânica Laíza Parizotto, ex vice-presidente da Ampera. Seu estudo, que abrange a detecção de cones com redes convolucionais para carro autônomo de Fórmula SAE, foi um dos melhores TCCs já desenvolvidos no Centro Tecnológico da UFSC, segundo o estudante de Engenharia de Controle e Automação Guilherme Mertens de Andrade.

Segundo Mertens, desenvolver um carro autônomo por si só já é algo desafiador, visto que não é um projeto que se aprende dentro da universidade e não há um passo a passo disponível na internet. O estudante acredita que o maior desafio foi ter tomado a decisão de se arriscar neste projeto, que iria requerer um nível de complexidade enorme, conhecimentos novos, muitas horas de trabalho e investimento financeiro por parte da Ampera.

Estudantes da UFSC trabalham para aprimorar o desempenho do veículo

O desenvolvimento do carro autônomo contou com a orientação do professor do Departamento de Informática e Estatística da UFSC Aldo von Wangenheim, tendo também o apoio do Laboratório de Processamento de Imagens e Computação Gráfica (Lapix), do Laboratório de Integração Software/Hardware (Lisha) e do Programa de Educação Tutorial – Metrologia e Automação (PET-MA). O comunicado afirma que os integrantes da Ampera já começaram a planejar seu próximo carro autônomo, que deve contar com maiores investimentos em sensores. 

O novo modelo contará com um GPS utilizado por espaçonaves e pelo exército dos EUA. A equipe conseguiu o dispositivo pela parceria com uma das empresas patrocinadoras. Guilherme afirma que esta  tecnologia de precisão deixará o próximo carro com uma performance muito melhor, mas os estudantes da UFSC também planejam comprar um LIDAR de longo alcance, sensor utilizado para estimar com precisão a distância dos objetos na pista em relação ao carro autônomo.

Estudantes desenvolvem carro elétrico que remove e armazena CO2

Estudantes da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, desenvolveram no último ano um carro elétrico que, além de não poluir o meio ambiente, ainda consegue remover e armazenar CO2 enquanto se locomove. O chassi do modelo foi desenvolvido com técnicas de manufatura aditiva para reduzir o desperdício e gerar um mínimo de emissões poluentes, utilizando ainda plásticos reciclados que posteriormente podem ser reaproveitados para outros projetos.

No interior, há couro de ananás e as janelas são de policarbonato em vez de vidro. Os componentes de eletrônica e entretenimento são modulares e também podem ser reutilizados. Os detalhes sobre o motor do veículo e também a sua alimentação não foram divulgados.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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