Estaleiro paulista Wilson Sons em parceria com a holandesa Damen conclui conversão de PSV em SDSV, embarcação será operada pela divisão de rebocadores da empresa brasileira
Os grupos Wilson Sons e Damen orgulhosamente tiveram o prazer de anunciar em seus canais de comunicação que concluíram no mês passado a conversão do navio de suprimento para plataformas (PSV) em um navio de apoio para mergulhos rasos (SDSV).
A embarcação, que tem o nome de Fulmar pertence a Wilson Sons UltraTug Offshore e precisará mudar sua classificação de DP1 para DP2, antes de ser operada pela mesma companhia.
A conversão do PSV pelos grupos brasileiro e holandês foi tomada depois da Wilson Sons UltraTug Offshore vencer um contrato com a Petrobras.
A obra foi realizada no Estaleiro da Wilson Sons no Guarujá depois que a Damen fez um estudo de viabilidade do projeto, pois foi a responsável por toda a engenharia, integração e gerenciamento no estaleiro da parte da conversão DP1-DP2.
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Coube ao estaleiro Wilson Sons realizar a obra, as entregas de material, a instalação e os testes de FMEA (análise dos modos de falha e seus efeitos).
Parceria de sucesso
Segundo Daniel Pereira, Gerente de Manutenção do estaleiro, “O projeto não foi isento de desafios. Por exemplo, para termos o navio pronto no prazo da obrigação contratual com a Petrobras, tivemos apenas seis meses para cumprir todo o escopo do projeto”.
Outro ponto de extrema importância para o sucesso do empreendimento, segundo Pereira, foi a perfeita integração entre os parceiros, com reuniões diárias para monitorar o progresso e evitar mudanças de escopo que atrasassem o cronograma.
Concluídas as obras, o navio cumpriu um extenso programa de testes da Petrobras, cujos resultados foram satisfatórios e que propiciaram a entrada em operação da embarcação em operação no início deste mês de maio.
Atualmente, o Estaleiro Wilson Sons, seu braço logístico a Wilson Sons UltraTug Offshore e a Holandesa Damen possuem em seu portfólio a construção de 18 PSVs nos últimos 12 anos.
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