Shell vai instalar um FPSO em Gato do Mato

Shell gato do mato fpso

Novo projeto da Shell está previsto para 2023 no pré-sal da Bacia de Santos, com estimativa de produção para 90 mil barris por dia interligados à 10 poços

O Bloco de exploração BM-S-54, denominado de Gato do Mato e localizado no pré-sal da Bacia de Santos, terá novos projeto para instalação de um FPSO com ancoragem liderados pela Shell, anuncia o site E&P Brasil. O ativo será desenvolvido na parte sul do bloco com previsão do primeiro óleo para 2023, cujo a unidade offshore deve ser configurada para suportar 90 mil barris por dia de petróleo e 8,5 milhões de metros cúbicos de gás natural .

Além disso, o FPSO será capaz estocar cerca de 1,6 milhão bpd, com operações previstas até 2048 (25 anos). 

  • O empreendimento prevê 10 poços
  • 4 poços de produção
  • 4 poços de injeção de gás
  • 2 poços de injetores de água do mar

Como há uma infraestruturada já instalada na Bacia de Santos, a Shell pode usar dois caminhos para escoar o gás natural, podendo utilizar o próprio sistema de injeção da unidade ou escoar pela plataforma PMXL-1 em Mexilhão ou pelo sistema de produção em Uruguá.

Shell planeja investir cerca de US$ 2 bilhões por ano até 2025 no Brasil

O vice-presidente de exploração da Shell para a América do Norte e o Brasil, Martin Stauble, disse durante a OTC Houston 2019 que Brasil é o principal impulsionador do Capex da petroleira atualmente. Apesar do apetite em relação ao Brasil, o executivo afirmou que o país ainda apresenta alguns desafios: “Ainda é muito difícil conseguir permissões sísmicas”, informou. Saibam mais aqui.

Paulo Nogueira

About Paulo Nogueira

Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, com experiência no setor O&G em empresas nacionais e internacionais.