Governo anuncia programa que prevê a expansão de mil quilômetros na malha ferroviária do estado. Com investimento estimado em R$ 194 bilhões, o projeto inclui trens intercidades, VLTs, trens urbanos e metrô, visando melhorar a mobilidade urbana e interurbana e gerar cerca de 150 mil empregos.
Pense em uma São Paulo conectada por trens modernos, viagens rápidas e mais sustentáveis. Essa é a meta ambiciosa do governo paulista com o programa “SP nos Trilhos”, lançado em 2024.
Com investimentos colossais e uma promessa de melhorar significativamente a mobilidade urbana e interurbana, o projeto visa expandir em mil quilômetros a malha ferroviária do estado.
O plano inclui mais de 40 iniciativas, como trens intercidades (TICs), veículos leves sobre trilhos (VLTs), metrô e trens urbanos.
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O governador Tarcísio de Freitas, defensor do modal ferroviário, acredita que São Paulo será protagonista dessa transformação.
“As rodovias estão cada vez mais congestionadas, precisamos de uma solução sustentável e aderente ao que o mundo faz. Nós vamos fazer a ferrovia renascer no estado de São Paulo e o paulista voltar a andar de trem”, afirmou o governador.
Investimentos bilionários e empregos em São Paulo
Segundo o governo estadual, a expansão ferroviária terá um custo estimado de R$ 194 bilhões, abrangendo projetos na Grande São Paulo, interior e litoral.
Além de melhorar o transporte público, o programa deve gerar cerca de 150 mil empregos diretos e indiretos, um alívio para a economia local e um incentivo para a retomada econômica.
TIC Eixo Norte: o mais rápido do Brasil
Entre os projetos mais destacados está o TIC Eixo Norte, que ligará São Paulo a Campinas com um investimento de R$ 14,2 bilhões.
O trajeto, leiloado em fevereiro de 2024, terá início na estação Palmeiras-Barra Funda e terminará em um novo terminal ferroviário em Campinas, com uma parada em Jundiaí.
Com operação prevista para maio de 2031, o serviço expresso promete reduzir significativamente o tempo de viagem, que será de apenas 64 minutos.
O trem terá capacidade para transportar até 860 passageiros por viagem, atingindo velocidades de até 140 km/h, tornando-se o transporte ferroviário mais rápido do Brasil.
TIC Eixo Oeste: conexão com Sorocaba
Outro projeto de destaque é o TIC Eixo Oeste, que conectará a capital paulista a Sorocaba em apenas 60 minutos. Atualmente, o trajeto rodoviário dura cerca de 1h50 de carro e 2h10 de ônibus.
Com um investimento de R$ 10 bilhões, essa linha férrea terá 100 quilômetros de extensão e será viabilizada por meio de uma parceria público-privada (PPP).
TIC Eixo Leste e TIC Eixo Sul: mais estudos em andamento
Ainda em fase de estudos, os TIC Eixo Leste e TIC Eixo Sul também prometem beneficiar milhões de paulistas.
O Eixo Leste ligará São Paulo a São José dos Campos, com uma extensão que varia de 80 a 130 quilômetros, percorrida em 75 minutos.
Já o TIC Eixo Sul conectará a capital à Baixada Santista, atendendo 1,8 milhão de pessoas. O trajeto, também entre 80 e 130 quilômetros, terá duração de aproximadamente 90 minutos. Esses dois projetos somam juntos investimentos estimados de R$ 25 bilhões.
O impacto da expansão ferroviária
Com a promessa de aliviar os congestionamentos nas rodovias, o “SP nos Trilhos” aposta em uma solução sustentável e eficiente. A redução de emissões de poluentes e o incentivo ao transporte coletivo são alguns dos benefícios esperados.
Especialistas também apontam que o investimento em ferrovias é fundamental para o desenvolvimento econômico de regiões periféricas e a descentralização das atividades econômicas no estado.
Desafios pela frente para São Paulo
Apesar do otimismo, o projeto enfrenta desafios significativos, como questões de licenciamento ambiental, desapropriações e a necessidade de atrair investimentos privados para viabilizar as obras.
Será que o governo conseguirá superar essas barreiras e entregar o prometido no prazo?
Você acha que esta expansão ferroviária será suficiente para resolver os problemas de transporte de São Paulo ou será apenas mais uma promessa política? Deixe sua opinião nos comentários!
Maravilhosa a notícia de investimento no setor ferroviário. No entanto, a primeira frase da chamada do artigo já desestimula a continuar a leitura . Esquecer os ônibus?! Só se for uma convocação aos automóveis, pior dos mundos . Não há mobilidade eficiente sem integração modal. E não há capilaridade sem o rodoviário . Por último, não há uma estação de trem ao alcance imediato de cada cidadão .
Isso aí Tarcísio, futuro presidente do Brasil!!!tamo junto!!🙏🙏
Parabéns são Paulo ,
Este estado está muito a frente dos outros estados em relação as ferrovias inclusive meu estado
Minas Gerais por enquanto não podemos dizer
O trem bao só 😂😁