Escassez de mão de obra na Lituânia: país europeu está com centenas de vagas de emprego para brasileiros. Saiba o que é necessário para concorrer às vagas na Lituânia.
A Lituânia enfrenta uma crescente escassez de mão de obra, o que tem tornado o país um destino cada vez mais atraente para profissionais brasileiros em busca de melhor qualidade de vida, salários competitivos e um ambiente acolhedor. No entanto, as vagas disponíveis na Lituânia estão concentradas em áreas específicas e exigem qualificação, o que torna fundamental entender o mercado local antes de se candidatar. Neste artigo, você vai descobrir quais setores estão em alta e como aproveitar essa oportunidade internacional.
Qual o setor mais cresce e oferece vagas na Lituânia para brasileiros?
Segundo o especialista em carreira internacional e fundador do Global Caroor Summit, Leandro Baptista, visitou o país em setembro deste ano e conversou com brasileiros que se mudaram para o país europeu, que conta atualmente com mais de 2 milhões de habitantes. Diferente de destinos tradicionais que tem se tornado saturado, como Portugal, as vagas na Lituânia oferecem um ambiente de portas abertas.
A escassez de mão de obra na Lituânia por certos profissionais tem relação com o setor que está movimentando a economia do país. No último ano, o Produto Interno Bruto (PIB) da Lituânia ficou em cerca de 73,7 bilhões de euros, sendo motivado, principalmente, pelo setor de serviços, com destaque para vagas de emprego no setor de tecnologia da informação e finanças (investimentos e contabilidade).
- Escassez de mão de obra: Finlândia, país MAIS feliz do mundo, está com 5.300 MIL vagas de empregos para diferentes cargos como garçons, soldadores, pintores, operadores de máquinas, dobradeiras, engenheiros e muito mais
- Ganhe R$3.306,60 + benefícios trabalhando 44h semanais! O Sesc anuncia vaga de emprego, veja como participar do processo seletivo; Inscrição até 28 de novembro
- Eurofarma abre processo seletivo com vagas home office, presenciais e híbridas para candidatos com e sem experiência anterior
- Sonha em ser funcionário público? Novo concurso da Câmara oferece 63 vagas em níveis fundamental, médio e superior
São para essas áreas que o país busca atrair brasileiros, especialmente quando a formação envolve tecnologia para suprir a demanda crescente das empresas que se estabeleceram por lá. Grandes nomes como Google, Nord Security, Vinted, Hostinger e Wix já operam no país, mas enfrentam escassez de mão de obra na Lituânia.
O que é necessário para preencher as vagas na Lituânia?
Com este cenário de escassez de mão de obra na Lituânia, há grande busca por profissionais com experiência em ciência da computação, engenharia de software, análise de dados, machine learning e inteligência artificial. São os profissionais de Tech os mais procurados.
Outro requisito para as vagas de emprego envolve a comunicação. O idioma local é o lituano, mas o ensino do inglês é comum nas escolas e, por isso, a maior parte da população domina inglês.
Para trabalhar em vagas na Lituânia é necessário ter pelo menos o inglês em nível intermediário, porque é amplamente utilizado tanto nas empresas quanto no cotidiano. Além da demanda de formação voltada para tecnologia e do idioma inglês, o país busca por profissionais mais experientes, segundo especialista.
Atualmente, a escassez de mão de obra na Lituânia busca profissionais com experiência plena e sênior, geralmente em cinco anos ou mais de atuação em suas áreas de especialização.
Com esta lista de recomendações, o país busca valorizar com um salário que se destaca na Europa. A média salarial no país para esses profissionais é de 4.500 euros. É um salário bem acima das ofertas comuns em outros destinos europeus. O custo de vida, embora mais alto que no Brasil, é compensado pela estrutura e benefícios oferecidos.
Como concorrer às vagas de emprego?
Para atrair e manter os melhores profissionais às vagas na Lituânia, o governo está apostando em diferentes programas. Para facilitar a adaptação dos estrangeiros, o país conta com iniciativas como a International House of Business, que presta consultoria gratuita para responder a dúvidas e ajudar com documentação e integração.
Para aqueles que estão interessados nas vagas de emprego, o site Work in Lithuania é a principal plataforma para aqueles que desejam explorar as vagas na Lituânia. Lá os brasileiros encontram oportunidades com suporte para profissionais de fora, incluindo todo o processo de obtenção de visto e realocação, gerenciado por empresas e instituições locais.