Engie retoma venda da usina termoelétrica Pampa Sul, no Rio Grande do Sul

Roberta Souza
por
-
18-03-2021 15:33:07
em Refinaria e Termoelétrica
Engie, usina termoelétrica, Rio Grande do Sul Usina termoelétrica Pampa Sul/ Fonte reprodução – Via google

A usina termoelétrica da Engie, com capacidade de 345 MW, está localizada no município de Candiota (RS)

A Engie, maior geradora privada do país, decidiu retomar o processo de comercialização da usina termoelétrica Pampa Sul, localizada no município de Candiota, no estado do Rio Grande do Sul. O projeto tem capacidade de 345 megawatts de eletricidade e está em operação comercial desde junho de 2019. A usina, movida a carvão, deixou de fazer parte da estratégia futura da empresa, que deseja descarbonizar seu portfólio até 2025.

Venda da Usina Termoelétrica Pampa Sul

Em 2015, a empresa prometeu descarbonizar seu portfólio de produtos até 2025 e, no passado, chegou a anunciar planos de vender suas duas termoelétricas catarinenses, Pampa Sul e Jorge Lacerda. No entanto, a Engie recuou no caso Pampa Sul até que a usina termoelétrica estivesse pronta para operação, com o intuito de reduzir riscos a potenciais interessados.

No leilão de energia de 2014, antes que a Engie anunciasse o abandono de sua estratégia global de carvão, a usina termoelétrica Pampa Sul recebeu um investimento de mais de 2 bilhões de reais e iniciou a produção comercial em junho de 2019. A usina utiliza carvão extraído no Rio Grande do Sul, opera tecnologia de queima de carvão “limpa” equipada com caldeiras de leito fluidizado e também possui um sistema de redução de emissões atmosféricas.

A Usina da Engie no Rio Grande do Sul

Usina Termoelétrica Pampa Sul da Engie, tem capacidade instalada de 345 MW, sua construção só foi possível graças ao leilão de energia A-5 em Novembro de 2014. Sua construção iniciada no ano seguinte, ficou a cargo da empresa chinesa SDEPCI, que possui vasta experiência em obras com tecnologias de ponta no segmento termelétrico.

Durante os quatro anos de implantação da Usina termoelétrica Pampa Sul, uma série de programas socioambientais foram pensados para evitar, suavizar e compensar impactos ambientais, assim como otimizar os investimentos sociais na região do entorno, tendo também como um dos seus diferenciais tecnológicos, uma série de equipamentos que aprimoram seu funcionamento e promovem a diminuição das emissões atmosféricas.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos
fwefwefwefwefwe