A usina termoelétrica da Engie, com capacidade de 345 MW, está localizada no município de Candiota (RS)
A Engie, maior geradora privada do país, decidiu retomar o processo de comercialização da usina termoelétrica Pampa Sul, localizada no município de Candiota, no estado do Rio Grande do Sul. O projeto tem capacidade de 345 megawatts de eletricidade e está em operação comercial desde junho de 2019. A usina, movida a carvão, deixou de fazer parte da estratégia futura da empresa, que deseja descarbonizar seu portfólio até 2025.
- O maior navio de guerra da história da Marinha Brasileira, foi vendido pelo preço de um Porsche para virar sucata
- Procurando emprego? Johnson & Johnson convoca candidatos sem experiência recém-formados em todas as áreas para vagas de trainee; salário de 7 mil reais!
- Vagas de emprego de ensino fundamental INCOMPLETO para trabalhar na maior operadora logística onshore da Petrobras
Venda da Usina Termoelétrica Pampa Sul
Em 2015, a empresa prometeu descarbonizar seu portfólio de produtos até 2025 e, no passado, chegou a anunciar planos de vender suas duas termoelétricas catarinenses, Pampa Sul e Jorge Lacerda. No entanto, a Engie recuou no caso Pampa Sul até que a usina termoelétrica estivesse pronta para operação, com o intuito de reduzir riscos a potenciais interessados.
No leilão de energia de 2014, antes que a Engie anunciasse o abandono de sua estratégia global de carvão, a usina termoelétrica Pampa Sul recebeu um investimento de mais de 2 bilhões de reais e iniciou a produção comercial em junho de 2019. A usina utiliza carvão extraído no Rio Grande do Sul, opera tecnologia de queima de carvão “limpa” equipada com caldeiras de leito fluidizado e também possui um sistema de redução de emissões atmosféricas.
- Revolução na energia: Refinaria Abreu e Lima lidera a transição energética com combustíveis sustentáveis e energia verde
- Energia em Alta: Eneva Alcança Resultados Recordes no Terceiro Trimestre
- Adeus carvão, olá futuro! Termelétrica do Pecém anuncia transição bilionária e promete se tornar referência nacional em energia sustentável
- Governo em alerta: Petrobras planeja recompra de refinaria vendida por US$ 1,8 bilhão em 2021
A Usina da Engie no Rio Grande do Sul
Usina Termoelétrica Pampa Sul da Engie, tem capacidade instalada de 345 MW, sua construção só foi possível graças ao leilão de energia A-5 em Novembro de 2014. Sua construção iniciada no ano seguinte, ficou a cargo da empresa chinesa SDEPCI, que possui vasta experiência em obras com tecnologias de ponta no segmento termelétrico.
Durante os quatro anos de implantação da Usina termoelétrica Pampa Sul, uma série de programas socioambientais foram pensados para evitar, suavizar e compensar impactos ambientais, assim como otimizar os investimentos sociais na região do entorno, tendo também como um dos seus diferenciais tecnológicos, uma série de equipamentos que aprimoram seu funcionamento e promovem a diminuição das emissões atmosféricas.