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Engenheiro automotivo cria sua própria versão a jato do carro elétrico, Tesla model S, e faz veículo atingir 100km/h em 3 segundos

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 11/12/2021 às 12:27
Tesla - Tesla Model S - engenheiro automotivo - carro elétrico - veículo
Tesla a jato é um segundo mais rápido que o elétrico – foto: Olhar Digital

Não satisfeito com a velocidade incrível alcançada pelo Tesla Model S, um Engenheiro automotivo instalou três propulsores a jato em seu carro elétrico, fazendo com que ele vá de 0 a 100 km/h em cerca de 3 segundos

Os carros elétricos da Tesla contam com diversos itens interessantes que acompanham seus veículos, dentre eles o modelo Tesla Model S que é considerado um dos modelos elétricos mais rápidos do mundo alcançando a marca de 0 a 97 km/h em 1,99 s de acordo com a montadora e 1,98 com uma aferição independente. Entretanto, Matt Mikka, engenheiro automotivo, não foi impedido de criar sua própria versão a jato do Tesla Model S.

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Tesla a jato – Reprodução/Youtube

A inspiração pode ter vindo de uma brincadeira que Elon Musk, CEO da Tesla fez há dois anos, ao dizer que o próximo lançamento da montadora poderia ser um carro elétrico com propulsores a jato e que utilize combustível desenvolvido por sua outra empresa, a SpaceX. Citando até mesmo que a velocidade que o veículo poderia alcançar faria com que ele saísse do chão.

De qualquer forma, o engenheiro não esperou um anuncio oficial da Tesla e quis pôr a ideia em prática criando seu próprio Tesla Model S, com propulsão a jato, mesmo que para isso tenha sido descontruído o conceito de sustentabilidade. Para que o carro elétrico pudesse ter o impulso preciso, o engenheiro instalou três propulsores a jato na parte traseira do Tesla Model S.

De acordo com Mikka, as três turbinas combinadas consomem de 1 a 1,5 galões por minuto ligados de combustível hidro diesel, fazendo com que o carro elétrico não seja nada econômico.

Engenheiro realiza testes com seu Tesla Model S

Mikka não se contentou apenas com o campo teórico, e levou o carro elétrico para as ruas para poder testar sua velocidade que poderia ser alcançada com os novos propulsores a jato em sua potência máxima.

Durante os testes, o engenheiro conseguiu manter o controle do veículo em movimento no ponto neutro a cerca de 100 km/h e contando apenas com dois dos três motores, um deles se desligou logo no começo da aceleração. O que não o impediu de alcançar a marca de 3,32 segundos, um segundo a mais que os 4,38 alcançados com um motor elétrico.

Embora não tenha ultrapassado a velocidade do motor elétrico, Mikka apontou que diversos fatores podem ter afetado no resultado, desde o clima úmido até a estrada molhada na hora do teste, que são fatores decisivos no resultado final. Sendo assim, pode se dizer que o carro elétrico da Tesla movido a propulsores a jato não aparenta ser um projeto impossível de acontecer.

Corsa consegue alcançar uma Ferrari

Também seguindo a ideia de realizar modificações para conseguir melhores resultados o zelador e mecânico inglês Adam Beard utilizou dois motores que podem trazer mais de 1 mil cavalos de potência.

O Chevrolet conta com dois motores 2.0 DOHC, com 608 cavalos cada e consegue fazer frente a modelos de luxo esportivos, como é o caso da Ferrari 488 Pista. Ao total, o corsa é capaz de contar com 1.216 cavalos e um torque de 132 kgfm, fazendo com que o modelo consiga fazer 400 metros em apenas 7,2 segundos.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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