Energia renovável – Com grande expansão da energia eólica, setor pode chegar a 5GW em 2021

Roberta Souza
por
-
30-10-2020 09:35:16
em Energia Renovável
Energia, renovável, energia eólica

Energia eólica

Em 2020, a energia eólica deve manter de 2 a 3 GW. Mas em 2021, é previsto que os leilões de energia renovável sejam retomados e chegue a 5GW

A expansão do mercado de energia renovável, mais precisamente no setor eólico deste ano só deve ser atribuída ao ACL. O leilão de energia deste ano é apenas a energia A-1 existente. Portanto, a fonte eólica deve ter capacidade instalada contratada de 2 a 3 GW até o final do ano, mantendo o volume reportado do departamento nos últimos dois anos. Para 2021 a expectativa é de aceleração pela retomada de leilões de energia nova e a contratação normal do ACL que poderá chegar a 5 GW.

ANÚNCIO

Veja também:

Segundo Élbia Gannoum, presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica ABEEólica, “Não haverá leilão, provavelmente. A declaração das distribuidoras não foi animadora para este ano.”

Ela ainda lembrou que em 2021, “se tivermos a confirmação de um crescimento da economia na ordem de 2,5% poderemos ter leilão e esperamos alguma coisa entre 1 e 2 GW de contratação além dos 2 a 3 GW do ACL”.

A executiva acrescentou que a expansão dos recursos no mercado livre foi resolvida e que a fala do economista Joaquim Levy no primeiro painel do evento a deixou animada com o futuro.

O Diretor de Estratégia Econômica do Banco Safra comentou que as pessoas se interessam pelo mercado financeiro de energia renovável, e é considerado um ativo mais seguro do que a energia fóssil, que as taxas de mercado estão mais baixas até que do BNDES a depender do prazo.

Élbia prevê que, em primeiro lugar, haverá competição entre os métodos de geração de energia eólica onshore e offshore, e o nível atual de demanda no país é baixo. Mas, no médio e longo prazo, essa visão e a forma de liberar essa energia devem equilibrar a questão das duas formas de gerar energia por meio dos ventos.


⇒ Participe dos nossos grupos do Telegram e fique atento a todas as notícias do mercado de energia, empregos, projetos e outros assuntos microeconômicos do Brasil. Nossas informações sempre são direto das fontes e atualizadas. Acesse o Nosso Telegram aqui.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos