MENU
Menu
Início Energia renovável – Com grande expansão da energia eólica, setor pode chegar a 5GW em 2021

Energia renovável – Com grande expansão da energia eólica, setor pode chegar a 5GW em 2021

30 de outubro de 2020 às 09:35
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Energia, renovável, energia eólica
Energia eólica

Em 2020, a energia eólica deve manter de 2 a 3 GW. Mas em 2021, é previsto que os leilões de energia renovável sejam retomados e chegue a 5GW

A expansão do mercado de energia renovável, mais precisamente no setor eólico deste ano só deve ser atribuída ao ACL. O leilão de energia deste ano é apenas a energia A-1 existente. Portanto, a fonte eólica deve ter capacidade instalada contratada de 2 a 3 GW até o final do ano, mantendo o volume reportado do departamento nos últimos dois anos. Para 2021 a expectativa é de aceleração pela retomada de leilões de energia nova e a contratação normal do ACL que poderá chegar a 5 GW.

Veja também:

Segundo Élbia Gannoum, presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica ABEEólica, “Não haverá leilão, provavelmente. A declaração das distribuidoras não foi animadora para este ano.”

Ela ainda lembrou que em 2021, “se tivermos a confirmação de um crescimento da economia na ordem de 2,5% poderemos ter leilão e esperamos alguma coisa entre 1 e 2 GW de contratação além dos 2 a 3 GW do ACL”.

A executiva acrescentou que a expansão dos recursos no mercado livre foi resolvida e que a fala do economista Joaquim Levy no primeiro painel do evento a deixou animada com o futuro.

O Diretor de Estratégia Econômica do Banco Safra comentou que as pessoas se interessam pelo mercado financeiro de energia renovável, e é considerado um ativo mais seguro do que a energia fóssil, que as taxas de mercado estão mais baixas até que do BNDES a depender do prazo.

Élbia prevê que, em primeiro lugar, haverá competição entre os métodos de geração de energia eólica onshore e offshore, e o nível atual de demanda no país é baixo. Mas, no médio e longo prazo, essa visão e a forma de liberar essa energia devem equilibrar a questão das duas formas de gerar energia por meio dos ventos.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR