1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Em meio a crise do petróleo, Petrobras bate recorde e exporta 1 milhão de barris em abril
Tempo de leitura 2 min de leitura

Em meio a crise do petróleo, Petrobras bate recorde e exporta 1 milhão de barris em abril

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 04/05/2020 às 15:27
Em meio a crise do petróleo, Petrobras bate recorde e exporta 1 milhão de barris em abril
Em meio a crise do petróleo, Petrobras bate recorde e exporta 1 milhão de barris em abril

Nesta segunda-feira, 04 de maio, a Petrobras anunciou que a exportação de petróleo chegou a 30,4 milhões de barris em abril, ou 1 milhão de barris por dia vendidos ao mercado internacional. Petrobras põe à venda o campo de Manati, na Bacia de Camam, Bahia

Leia também

A estatal registrou recorde em meio a crise mundial que diminuiu a demanda global por petróleo, por causa da pandemia do novo coronavírus

De acordo com a Petrobras, o volume exportado no mês foi 145 por cento maior do que em abril do ano passado e contribuiu para reforçar o caixa.

O recorde anterior de exportação da Petrobras foi de 771 mil barris de petróleo por dia, alcançado em dezembro passado. A estatal informou que está direcionando os esforços para exportar a sua produção, após atender à demanda interna.

Segundo com a Anelise Lara, diretora de Refino e Gás Natural da Petrobras, a nova especificação mundial para combustíveis marítimos, chamada de IMO 2020, beneficiou a empresa, já que reduziu de 3,5 por cento para 0,5 por cento o limite de teor de enxofre no óleo combustível.

“Estamos atentos aos movimentos internacionais e acessando todos os mercados. Nosso petróleo, de baixo teor de enxofre, mantém sua valorização no mercado internacional em função das especificações do IMO 2020”, afirmou a executiva.

Ela destacou também que a China é o principal destino do petróleo brasileiro, sendo responsável pela compra de 60 por cento do óleo exportado pela Petrobras nos primeiros meses deste ano.

A Petrobras afirma que as vendas de petróleo ao exterior no primeiro trimestre deste ano cresceram 25 por cento na comparação com o último trimestre de 2019.

Além da China, a estatal também exporta petróleo para outros países asiáticos, Estados Unidos, países da Europa e Índia.

Petrobras mira aquisição de fatia da Equinor em blocos de petróleo no Espírito Santo

Petrobras visa a aquisição de 40% da parcela da multinacional norueguesa Equinor em blocos offshore da Bacia do ES, são eles: ES-M-598 e ES-M-673. Caso a transação seja efetuada, a estatal se consolidará como operadora dos ativos com 80% de participação em ambos, em parceria com a Enauta, que possui os 20% restantes.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos