Em alternativa a construção naval, estaleiro sob comando da Ecovix trabalha com embarque de gado e sucata

Flavia Marinho
por
-
14-09-2020 15:15:54
em Indústria Naval, Portos e Estaleiros
estaleiro ecovix, construção naval, rio grande, bovino, sucata estaleiro Rio Grande, no complexo da Ecovix, havia sido concebido para atuar na área da construção naval de plataformas e navios de apoio à atividade petroleira

O estaleiro Rio Grande, no complexo da Ecovix, havia sido concebido para atuar na área da construção naval de plataformas e navios de apoio à atividade petroleira

Em alternativa a construção naval, na última quinta-feira (10/09) com a previsão de terminar nesta segunda (14), o estaleiro Estaleiro Rio Grande sob comando da Ecovix iniciou o maior embarque de gado já realizado no porto de Rio Grande. Mais de 200 mil empregos no setor de óleo e gás! Multinacionais já recrutam profissionais em Macaé, afirma a Associação Brasileira das Empresas de Serviços do Petróleo (Abespetro)

Leia outras notícias sobre a construção naval do Brasil

Cerca de 25 mil animais serão transportados para a Turquia e o Líbano. O último recorde ocorreu em março deste ano, onde 20 mil cabeças de gado foram encaminhadas a Jordânia.

O estaleiro que sentiu o retrocesso da construção naval no Brasil também tem feito embarques de sucata metálica. Nos últimos 12 meses, o estaleiro operou em média uma embarcação por mês. O cais da estrutura possui 360 metros de extensão, contudo é possível atracar dois navios de até 200 metros cada um.

O embarque dos bovinos está sendo realizado na área do estaleiro Rio Grande, da Ecovix, porque ali se verifica mais profundidade, o que possibilita que navios de maior porte atraquem no local.

O estaleiro ecovix, que originalmente havia sido concebido para a construção de plataformas e navios de apoio à atividade petroleira, encontra-se sem demanda dessa área atualmente.

“Para o estaleiro, isso (embarque do gado) é importante, pois ajuda a dar outra atividade para o complexo”, argumenta o diretor operacional da Ecovix, Ricardo Ávila. Conforme Estima, as iniciativas do agronegócio no porto de Rio Grande não se restringirão à movimentação de gado.

O Ministério de Infraestrutura concedeu a autorização para uma nova poligonal portuária (que define o terreno para o serviço de um porto organizado) no complexo Ecovix que permitirá que o grupo CCGL expanda o seu terminal Termasa, o que implicará investimento de mais de R$ 600 milhões.

Ecovix na disputa pela construção de um navio antártico

Com a chance de construção de um navio polar no estaleiro Ecovix, surge um novo suspiro de esperança para o polo naval do Rio Grande, isso vai se traduzir em muitas vagas de emprego na região

Ecovix está alinhavando o acordo com a chilena ASMAR, para construir o primeiro navio Polar em seu Estaleiro na cidade de Rio Grande.

Segundo o diretor operacional da Ecovix, Ricardo Ávila a ação encontra-se na etapa de orçamento do projeto e o prazo para entregar as propostas se encerra no dia 11 de novembro.

Trata-se de uma construção diferente, o novo projeto irá ajudar o setor naval brasileiro a se desenvolver ainda mais, adquirindo um conhecimento inédito no Brasil., pois, não se trata de uma plataforma de petróleo, é um navio polar. É uma embarcação complexa para a Marinha do Brasil.

Segundo o diretor da Ecovix, ainda é cedo para estimar os valores desse empreendimento e quantos trabalhadores estariam envolvidos nos serviços. Hoje, são aproximadamente 200 funcionários fixos que atuam no estaleiro.

A crise econômica em Rio Grande ocorreu no dia 12 de dezembro de 2016, quando houve demissões em massa no canteiro da Ecovix. Em 2010 estava previsto a construção de oito cascos para obras da Petrobras, que significavam 20 anos de obras e muitos empregos.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.