Início Dicas de como fazer um relatório para à indústria de petróleo

Dicas de como fazer um relatório para à indústria de petróleo

6 de julho de 2022 às 10:09
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Plataforma de petróleo
Fonte: pexels.com

Profissionais de áreas relacionadas a gás e petróleo encontram diversas situações em que precisam elaborar relatórios, algo que começa muitas vezes ainda na faculdade com exemplos de relatórios acadêmicos prontos e continuando com relatório de trabalho, sendo sempre uma parte essencial da rotina do profissional.

É importante começar a se preparar para a exigência de diferentes tipos de relatório que irão surgir ao longo da vida profissional desde cedo, sendo uma boa ideia iniciar a preparação ainda durante o tempo de faculdade. Pensando em ajudar nesse processo, o artigo de hoje fala sobre tipos de relatórios e como fazer um relatório passo a passo.

Artigos recomendados

Tipos de relatório

Fonte: pexels.com

Existe uma grande variedade de relatórios de diversos tipos que um profissional pode encontrar durante a sua carreira na indústria do petróleo, com cada cargo que ocupar ao longo dos anos podendo ter diferentes exigências quanto a como relatar informações e o que deve ser relatado.

Algumas categorias principais se destacam como relatórios que são utilizados amplamente dentro da indústria e que são de grande importância para que profissionais tenham conhecimento sobre. A seguir são listados os tipos mais importantes de relatórios para a indústria do petróleo.

  • Relatório de atividades: Esse é um relatório simples e que pode ser usado em qualquer situação em que seja necessário relatar as atividades realizadas por um indivíduo ou equipe. Sendo uma boa opção quando é preciso relatar algo para um superior como, por exemplo, um gerente ou supervisor.
  • Laudo de perícia: Esse é um tipo mais complexo de relatório. Deve ser feito por um especialista, normalmente com o objetivo de relatar os resultados de uma perícia feita em um ambiente e o possível diagnóstico apontado pelo profissional. Podem ser feitos tendo como base um local, imóvel ou obras em andamento.
  • Relatório de administração: O relatório de administração ou relatório de gestão é um tipo de documento feito pelos gestores e tem como objetivo exibir resultados obtidos pela organização durante sua gestão e é utilizado para comprovar os marcos atingidos para as partes interessadas como, por exemplo, investidores e acionistas.
  • Relatório financeiro: Os relatórios financeiros possuem uma grande variedade, porém no geral podem ser definidos como documentos elaborados por especialistas em finanças e que servem o propósito de permitir que a equipe de gestão da empresa tome decisões em relação a situação financeira de um setor ou da empresa como um todo.
  • Relatório de visita técnica: Esse tipo de relatório costuma ser utilizado quando é necessário relatar algo relacionado a uma visita, seja em alguma filial da empresa, obras sendo realizadas ou qualquer outra situação que exija a presença de um

Introdução

Na introdução o ideal é apresentar uma versão mais detalhada dos objetivos da criação do relatório, além da motivação básica como é incluído no resumo, é possível explorar os objetivos específicos também. Além disso, também é o momento para falar sobre a metodologia utilizada com mais detalhes.

Desenvolvimento

Essa etapa do relatório é onde a parte principal do conteúdo vai ser escrita, é aqui que devem ser incluídas todas as atividades e dados relacionados ao assunto do documento. Qualquer que seja o objetivo da elaboração do relatório, é no desenvolvimento que os objetivos serão explorados a fundo.

Conclusão

Os relatórios costumam ser documentos bastante objetivos que surgem da necessidade prática e analítica de explorar e relatar algo relevante para a organização. Na conclusão, o autor deve focar em apontar informações bastante claras e objetivas em relação ao assunto, sendo importante não desviar da motivação para a criação do documento.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes