SC-120 é entregue totalmente revitalizada após investimento de R$ 131 milhões, ampliando segurança, melhorando o tráfego e acelerando o escoamento da produção regional
A entrega da revitalização da SC-120, entre Curitibanos e Lebon Régis, marcou um momento importante para o Meio-Oeste catarinense. A obra, concluída neste sábado (29) em Curitibanos, reforçou a relevância da rodovia para o escoamento da produção regional, porque há anos problemas estruturais dificultavam o tráfego diário e prejudicavam motoristas e empresas.
Os trechos deteriorados, somados à falta de manutenção, tornaram a via um ponto crítico para moradores e caminhoneiros.
Buracos, desníveis e desgastes constantes criavam insegurança e travavam o desenvolvimento local. Portanto, a revitalização era aguardada por décadas, segundo a própria comunidade.
-
Inconformados em ver gente dormindo na rua, cidade tirou 136 pessoas da rua com uma vila de microcasas erguida em terreno da empresa de água: veja o que tem dentro de cada módulo de moradia social nos EUA
-
Sem querer entregar quase tudo o salário em aluguel, mulher de 33 anos transformou um contêiner marítimo em casa, passou a viver na roça, criar galinhas, produzir seu próprio alimento e reduziu as despesas mensais para pouco mais de US$ 330
-
Cansada da lógica de derrubar prédios antigos, a França transformou 530 apartamentos sociais ocupados com varandas gigantes, jardins de inverno e fachadas de vidro sem demolir os blocos
-
Sem dinheiro para o aluguel, casal decide morar na garagem dos pais, transforma o espaço em um apartamento funcional por conta própria e surpreende ao montar um lar completo por uma fração do mercado
“Não temos nem palavras para agradecer por esta grande entrega. Uma revitalização esperada por décadas, onde entrava e saía governador, mas ninguém atendia a nossa demanda”, afirmou o prefeito de Curitibanos e presidente da Amurc, Kleberson Luciano Lima.
Rodovia recebeu investimento superior a R$ 130 milhões
A intervenção foi considerada uma das mais caras de Santa Catarina. O custo total chegou a R$ 131 milhões.
O projeto envolveu recuperação completa do pavimento, reforço da infraestrutura, obras complementares e ampliação da capacidade de tráfego. Além disso, a melhoria deve trazer impacto direto para a economia regional.
Com 54 quilômetros recuperados, a expectativa é de que a ligação entre os dois municípios ganhe mais agilidade. Isso também deve facilitar o transporte diário e reduzir riscos na pista.

O que mudou na SC-120
Terraplenagem, pavimentação e restauração do pavimento flexível foram algumas ações. Houve ainda implantação de pavimento rígido em cinco quilômetros entre Lebon Régis e o acesso à SC-350.
Quatro interseções receberam melhorias específicas: km 165+000, km 166+300, km 198+520 e km 246+550.
Outro ponto incluído foi a construção de acostamentos com 1,5 metro. Também foram instalados limpa-rodas e construídos refúgios para caminhões.
“A SC-120 está de volta, e agora está à altura de quem vive, trabalha e produz nesta terra”, declarou o governador Jorginho Mello. Ele destacou o Programa Estrada Boa como base para a intervenção.

Encerramento oficial da obra
A entrega foi marcada pelo descerramento da placa inaugural. Participaram o secretário adjunto de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando, o prefeito de Curitibanos e o prefeito de Lebon Régis, Marcelo Spautz.
Com informações de ND Mais.
