Novo sedã da Honda revoluciona o mercado automotivo na Índia: Honda Amaze chega como opção acessível, custando menos de R$ 60 mil e impressionando com desempenho e recursos de destaque!
No mercado indiano, há um segmento de sedãs abaixo dos compactos que temos por aqui. Desta forma, além do City, também há o Honda Amaze, carro barato da Honda que está chegando em sua terceira geração na indústria automobilística para concorrer com modelos como o Suzuki Dzire, Hyundai Aura e Tata Tigor. Confira os principais detalhes sobre o sedã da Honda.
Design do carro da Honda na índia gera polêmica
Embora o Honda Amaze ainda siga à risca os fundamentos da geração anterior, o Amaze de terceira geração ganha novo visual externo e interno, para se manter relevante dentro da indústria automobilística indiana.
O estilo, contudo, pode ser um pouco controverso para os brasileiros. É nítido que ele usa elementos do City e do SUV Elevate (que será vendido no Brasil como WR-V), contudo, parece que a marca acabou desenvolvendo um clone bem parecido ao Fiat Fastback, uma coincidência, visto que o SUV cupê da Fiat não é vendido por lá.
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Contudo, isso é uma questão apenas para os brasileiros, pois o que realmente virou polêmica no design do carro barato da Honda foi a diferença entre o conceito e a versão de produção na indústria automobilística indiana. As imagens iniciais mostravam um visual bem mais ousado, com lanternas e faróis maiores, além de um perfil mais baixo e mais condizente com um sedã.
Porém, o que vemos é uma dianteira bem semelhante a do Elevate, SUV que também tem como base o City, e um carro mais alto, quase um crossover ou SUV cupê.
Por conta disso, algumas proporções podem até parecer um tanto estranhas no carro da Honda, algo que era amenizado no design pré-produção, mas é comum ao modelo de segunda geração. As rodas de 15 polegadas, por exemplo, parecem pequenas demais para o carro.
Interior do novo Honda Amaze ganha destaque
Por dentro, a reformulação do carro da Honda na indústria automobilística indiana é bem grande se comparado à segunda geração, mas não é inédito. Todo o conjunto é idêntico ao do Elevate, incluindo o quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, o volante e toda a parte do painel e console central. A única exceção é a central multimídia, que no sedã da Honda possui tela de 8 polegadas, ao invés de 10,25 polegadas do SUV.
Apesar de possuir menos de 4 m de comprimento, o espaço para o porta-malas do carro barato da Honda é bom. O Honda Amaze conta com 416 litros no bagageiro, 4 L a menos que a segunda geração. O comprimento abaixo dos 4 m é providencial para garantir que pagará menos impostos.
Sedã da Honda entrega até 90 cv de potência
Na motorização, não houve mudanças significativas. Desta forma, o carro da Honda ainda é equipado com o mesmo motor 1.2 a gasolina de 90 cv e 11,21 kgfm, que pode ser acoplado a uma transmissão manual de cinco marchas ou a um câmbio CVT, mas isso só para o topo de linha.
Falta uma opção com gás GNV, tipo de combustível bem aceito na Índia e que está disponível nos concorrentes. A plataforma é a mesma de antes, sendo também compartilhada com o City e o Elevate. Falando nele, o modelo mais caro terá o nome de ZX e será o único com o pacote Honda Sensing disponível.
Com ele, o sedã da Honda ganha diversos recursos de assistência à condução, como frenagem autônoma, piloto automático adaptativo e assistente de permanência em faixa, tornando o sedã o carro mais acessível com recursos ADAS. Vale mencionar que o carro barato da Honda tem preços iniciais de R$ 56.752.