Garanta sua vaga em cursos gratuitos da Unifesp! De segurança digital a idiomas, conheça opções online e presenciais para enriquecer sua formação acadêmica e profissional.
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) abriu inscrições para mais de 20 cursos gratuitos livres, com opções online (EAD) e presenciais. E mais outros 18 cursos terão vagas disponibilizadas em breve, abrangendo diversas áreas de interesse como de segurança digital até oficinas para educadores e idiomas.
Embora a Unifesp seja extremamente reconhecida por sua atuação na área da saúde, especialmente na gestão do Hospital São Paulo, localizado na Vila Mariana, uma instituição também se destaca em outras áreas do conhecimento. No campus da zona leste, por exemplo, funciona o Instituto das Cidades, que abriga o curso de geografia.
Confira alguns destaques:
Redes sociais e segurança digital para idosos
- Senac oferece curso 100% gratuito de cabeleireiro: aprenda técnicas profissionais com formação completa, avance no mercado da beleza e transforme seu futuro
- Fundação Bradesco oferece cursos online (EAD) gratuitos com certificado: aprenda tecnologia, programação, negócios e mais
- Trabalhe 10h por semana no Instituto Federal e ganhe R$ 1400! IF convoca professores que desejam atuar 10h semanais na instituição
- Que tal fazer um mestrado ou doutorado de graça com reconhecimento do MEC? UFSC anuncia vagas para Mestrado e Doutorado em Educação
Com foco na população idosa, o curso “Conectando Gerações” ensina como proteger-se contra ataques cibernéticos, evitar golpes on-line e utilizar redes sociais para divulgar trabalhos e editar vídeos. As aulas acontecem no campus Diadema e as inscrições estão abertas até 23 de janeiro, priorizando alunos da Universidade Aberta às Pessoas Idosas. Caso sobrem vagas, elas serão específicas para maiores de 60 anos que se inscreverem.
Análise da desigualdade social no Brasil
Este curso, com 30 horas de conteúdo, explora as causas históricas, econômicas e políticas da desigualdade social no país. As aulas ocorrerão entre os dias 17 e 21 de fevereiro no campus Osasco. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas de 20 de janeiro a 18 de fevereiro, e a seleção dos 20 participantes será conduzida pelo Centro Acadêmico de Economia.
Oficina de ensino para professores
Com início em 1º de fevereiro, o curso “Educação Escolar: Oficina de Aula” é voltado para professores da educação básica que buscam novas estratégias pedagógicas. As aulas ocorrerão tanto on-line quanto presencialmente na SP Escola de Teatro, no centro de São Paulo. Durante três meses, os participantes refletiram sobre os desafios do ensino e a interação entre professores e alunos.
Educação sobre drogas e redução de danos
Voltado para profissionais das áreas de saúde e educação, este curso aborda conceitos como neurociência do comportamento adolescente e práticas de redução de danos. Com 40 horas de conteúdo, as aulas acontecerão on-line às terças-feiras pela manhã, e as inscrições abrem no dia 30 de janeiro.
Introdução ao espanhol: ¡América Latina!
Oferecido por alunos de licenciatura em língua espanhola do campus Guarulhos, o curso apresenta conceitos básicos do idioma e exploração de culturas de países da América Latina. Com 12 horas de aulas on-line aos sábados, as inscrições para essa edição já se encerraram, mas detalhes ainda podem entrar na lista de espera.
Inscrições para os cursos gratuitos
A inscrição são feitas através do site do SIEX (Sistema de Informações de Extensão), onde é possível encontrar uma lista atualizada dos cursos gratuitos online (EAD) e presenciais e atividades disponíveis em cada campus. Atualmente, há uma ampla gama de opções, que inclui aulas de idiomas até formações específicas para educadores.
O site das inscrições está pedindo para logar com usuário e senha.