1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Consumidores passam a usar biogás (GNC) ao invés de GNV em seus veículos e afirmam ter economia absurda
Tempo de leitura 3 min de leitura

Consumidores passam a usar biogás (GNC) ao invés de GNV em seus veículos e afirmam ter economia absurda

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 29/06/2021 às 12:57
Atualizado em 30/06/2021 às 11:38
Consumidores - biogás - GNV - veículos
O biogás pode ser usado por qualquer carro que tenha kit gás instalado Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Após o GNV receber um aumento de 39% da Petrobras, consumidores encontraram uma “nova” opção para abastecer seus veículos: o biogás (GNC), que dura mais e ainda é mais barato

Para fugir dos altos preços da gasolina, do diesel e do etanol, consumidores recorriam ao uso de Gás Natural Veicular (GNV), porém até mesmo esse combustível tem saído caro, tendo como alternativa agora o biogás (GNC).

Leia também

Aumento do GNV afeta o bolso dos consumidores

No mês de abril, a Petrobras anunciou um aumento de 39% no GNV para as distribuidoras. O preço final para os consumidores, em maio, de acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) bateu um preço de R$ 4,199 em alguns pontos da cidade do Rio de Janeiro. Sendo assim, apesar de não ser uma solução atualizada, o biogás (GNC) está ganhando popularidade por render mais nos veículos e ainda ser mais barato no bolso dos consumidores.

Glauber dos Santos, de 32 anos, motorista de aplicativo, afirma que começou a utilizar o biogás por indicação de colegas, que usaram em seus veículos. Segundo ele, que possui um carro 1.0, com um cilindro de 8m³ consegue fazer um percurso 120 quilômetros com o tanque cheio com GNV, já com GNC consegue fazer 150 quilômetros.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

A voz de um especialista e a possível expansão do biogás – GNC

De acordo com Jorge Mathuiy, diretor comercial da indústria de cilindros MAT, enquanto o GNV pode ser retirado de fontes ligadas ao petróleo, por exemplo, o GNC tem características parecidas, entretanto é extraído de matérias orgânicas que vem de aterros sanitários, bagaços de cana-de-açúcar e compostagens.

Após ser extraído, o GNC é colocado em um caminhão e levado diretamente aos consumidores. Mathuiy afirma que, atualmente, cerca de dez postos do Rio oferecem esse tipo de combustível, mas deve ter um aumento significativo até o fim do ano, tendo em vista que ele tem um custo de aquisição mais barato e é completamente seguro.

O Biogás (GNC) e suas vantagens para os consumidores

Wallace Reis, um proprietário de seis postos do Rio de janeiro, afirma que começou a oferecer biogás há cerca de um ano, por conta de sua alta eficiência. Ele afirma que muitos clientes nem se dão conta que estão abastecendo com biogás, pois é um processo parecido com o do GNV. Ele afirma que os clientes sempre retornam após perceber os resultados nos veículos.

Outro grande benefício do biogás é a sua maior segurança. Por ele ser mais leve que o ar, caso ocorra vazamento, o gás é facilmente dissipado, o que reduz o risco de explosões ou incêndios. Enquanto a gasolina inflama a 300ºC e o álcool à 200ºC, o biogás inflama a uma temperatura superior a 620ºC.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos