Construção de nova usina de biodiesel prevê investimentos de R$ 40 milhões no Paraná

Roberta Souza
por
-
19-04-2021 14:44:07
em Usina e Agronegócio
biodiesel cocamar construção usina Paraná Investimentos Galões de biodiesel/Fonte: JCB

Em Maringá, no estado do Paraná, a Cocamar está em processo de construção de nova usina de biodiesel, com produção estimada de 300 toneladas/dia a partir de dezembro

A Cocamar Cooperativa Agroindustrial está em processo de construção de nova usina de biodiesel na cidade de Maringá, localizada no estado do Paraná. A unidade, que tem expectativa de produzir 300 toneladas por dia, terá investimentos de R$ 40 milhões no planejamento 2020/2025. A nova planta no ramo de biocombustíveis tem previsão de começar a operar no mês de dezembro, ainda em 2021.

Construção de Usina de biodiesel no Paraná

A construção da nova usina da Cooperativa Agroindustrial no Paraná será totalmente automatizada, para que possa extrair, em média, óleo de 1.500 toneladas de soja todos os dias. Valdemar Cremoneis, gerente executivo industrial da Cocamar, disse que dentro do mesmo ciclo de planejamento, o aumento de 50% na capacidade de esmagamento de soja na indústria, deverá passar de 3.000 toneladas para 4.500 toneladas. Segundo ele, dessa forma, irão ter mais matérias-primas para atender as usinas de biodiesel e a produção de óleo no varejo.

O diretor de negócios da cooperativa, Anderson Alves Bertolleti, afirmou que para os cooperados, a usina de biodiesel no Paraná será uma nova oportunidade de negócio, para que possa agregar mais valor à sua produção. Ele ressaltou que a cooperativa está caminhando para a verticalização do complexo soja.

Neste ano, a Cocamar Cooperativa Agroindustrial deve processar em sua usina 1 milhão de toneladas de grãos, valor que representa mais da metade das 1,7 milhão de toneladas previstas para a safra 2020/21.

Programa de inclusão de biodiesel

Produtores que possuam uma pequena área de terra e cadastrados antes de 18/11 têm direito ao “selo social”, e cada saca de soja receberá 1,20 real a mais. Tal programa se aplica a propriedades com até quatro módulos financeiros do Pronaf (Programa Nacional da Agricultura Familiar) e têm o DAP (Declaração de Elegibilidade ao Pronaf) ativo e o CAR (Agência de Cadastro Ambiental Rural) ativo. O Selo Social é um plano interministerial do Governo Federal para promover a integração do biodiesel à base energética do Brasil e fortalecer a agricultura familiar.

Cocamar Cooperativa Agroindustrial: A empresa foi fundada em 27 de março de 1963 e está localizada em Maringá, no estado do Paraná. Inicialmente, reuniu 46 fundadores, todos produtores de café. O objetivo é organizar a produção regional, receber os produtos e se beneficiar com eles. Com o passar do tempo, a cooperativa percebeu a diversificação dos negócios e continuou a crescer. Hoje, a usina Cocamar possui mais de 80 unidades operacionais distribuídas nos estados do norte e noroeste do Paraná, oeste paulista e sudoeste do Mato Grosso do Sul.

MME reduz de forma temporária a mistura no diesel

O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que, após o leilão de 79, a mistura de biodiesel ao diesel será reduzida temporariamente de 13% para 10%. Embora se espere que a safra brasileira de soja – uma das principais matérias-primas para o biodiesel – cresça para cerca de 136 milhões nesse ano, a demanda no mercado mundial segue forte, o que tem levado a uma reavaliação temporária da proporção da mistura no combustível, de acordo com a carteira de investimentos do Ministério da Agricultura.

Esta não seria a primeira vez que a mistura seria alterada. Em agosto, o certame foi cancelado pela ANP. Na ocasião, Bento Albuquerque, ministro de Minas e Energia, anunciou a redução da mistura de diesel, citando problemas com o abastecimento da soja. O biodiesel brasileiro é a maior parte das matérias-primas do óleo de soja, respondendo por cerca de 71%, e o restante é composto de sebo e outras gorduras. Acesse a matéria completa aqui.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos