A Cegás, que atua no Ceará, estuda a viabilidade de produzir hidrogênio verde através de biometano. De acordo com a companhia, é possível que a cada 5 m³ de biometano sejam produzidos 1kg de hidrogênio, dependendo da tecnologia utilizada no processo
A Companhia de Gás do Ceará (Cegás), estuda a possibilidade do uso de biometano para a produção de hidrogênio limpo. A empresa distribui 90 mil m³ por dia de biometano, produzido no aterro sanitário de Caucaia pela GNR Fortaleza, e ainda pretende expandir esse volume, que atualmente representa 15% do total distribuído.
Leia também
Presidente da Cegás se pronuncia
De acordo com Hugo Figueirêdo, presidente da Cegás, a empresa busca se manter na vanguarda da injeção de hidrogênio verde na rede de distribuição, assim como fez com o biometano em 2017.
O Ceará vem disputando na corrida pelo desenvolvimento do mercado de hidrogênio no Brasil, com a instalação de um hub de H2V no porto de Pecém. Até agora todos os projetos buscam especialmente a exportação do Hidrogênio produzido, reaproveitando a conexão que já existe entre o Pecém e o Porto de Roterdã. Quatro companhias já estão interessadas no Hub do porto do Ceará, além de outras que estão na fila de negociação.
- Alemães apostam no Brasil, investindo R$ 50 milhões para transformar o país em um dos líderes na produção de do combustível sustentável de aviação (SAF)
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!