A comercialização dos carros elétricos no Brasil está cada vez mais próxima do boom, postos de combustíveis brasileiros devem se adaptar caso os dois projetos de leis sejam aprovados.
A indústria automotiva dos carros elétricos caminha a passos largos para o sucesso no mercado brasileiro, com cada vez mais pressão por eficiência energética e combate aos malefícios que os carros causam ao meio ambiente, é natural que as montadoras passem a investir em soluções para o desenvolvimento de novos produtos com esse propósito. Mas, sem querer cortar o barato de ninguém, mas já cortando, estamos no Brasil, e nossa realidade é bem diferente da de países que já possuem os carros elétricos como item quase que trivial no cotidiano.
Leia também
- Carro elétrico, as vantagens e os desafios que o Brasil terá que cumprir
- Curso de Adaptação de Aquaviários 2018: O momento para ser um marítimo é agora!
- A meta do Governo Federal é entregar quase uma obra por semana em 2020
- Pá eólica é removida da rodovia dois dias após acidente que resultou na morte de duas pessoas
Será que reunimos as condições para um aumento abrupto deste segmento em nossa indústria? Com a abertura de mercado, é possível que tenhamos como tornar esses produtos mais acessíveis ao público médio? E a manutenção, carregamento… como ficam?
As duas novas leis que visam implementar a Comercialização dos carros elétricos no Brasil
A principal ideia das duas novas leis é de certa forma “libertar” a Comercialização para os consumidores para que eles possam migrar para o mercado livre. Com a chegada dos carros elétricos a demanda por energia elétrica também irá aumentar e a criação de novas usinas serão necessárias.
- DAF Caminhões está agora apostando nos mercados de mineração, construção e setor florestal, trazendo modelos robustos da linha CF para enfrentar qualquer terreno e carga
- Brasil negocia Nova Rota da Seda com a China para conectar o país ao maior mercado do mundo; Investimentos do gigante asiático já movimentou mais de R$ 5,8 TRILHÕES DE REAIS!
- Desabamento Dramático! Guindaste gigante colapsa no Porto de Keelung, esmaga contêineres e paralisa operações – O que vem a seguir?
- Ferrovia abandonada: Governo dispara investimentos milionários na Ferrovia Centro-Atlântica!
Para Ivo Pugnaloni, presidente da ENERCONS os carros elétricos por serem um sucesso no Japão, EUA e Europa, países que já colocaram em pratica projetos de lei proibindo o uso de carros movidos a gasolina que entra em vigor no ano de 2023, seriam também um sucesso inquestionável no mercado brasileiro.
Lei brasileira quer proibir venda de carros a gasolina em 2030
O Projeto de Lei do Senado Nº 304/2017, aprovado pela Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) anteriormente, quer proibir a venda de carros a diesel e gasolina no Brasil em 2030.
Este projeto é de autoria do senador Ciro Nogueira (PP-PI), que na apresentação da proposta explicou que veículos movidos a combustíveis fósseis são responsáveis por um sexto da emissão de dióxido de carbono na atmosfera — o que causa, por sua vez, o efeito estufa.
O projeto determina que a partir de 1º de janeiro de 2030 qualquer veículo que utilize combustíveis fósseis tenha sua comercialização proibida em território nacional. O senador propõe ainda que, a partir de 2040, seja proibida também a circulação de qualquer veículo movido a motor de combustão.