Combustível do Futuro: Brasil espera chegar em 2030 com 30% de combustíveis renováveis

Fábio Lucas
por
-
05-08-2021 15:10:37
em Petróleo, Óleo e Gás
Combustível energia combustível limpo meio ambiente

Brasil espera ganhar ainda mais destaque global no uso de combustíveis renováveis através do projeto Combustível do Futuro

O Brasil já tem uma posição de muito destaque globalmente no que se refere à produção de biodiesel e etanol vindo da cana de açúcar. Segundo José Mauro Coelho, secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), o Brasil é o segundo maior produtor de etanol vindo da cana de açúcar e o primeiro em produção de biodiesel, disse em entrevista à Voz do Brasil. 

Mauro Coelho ainda destacou o excelente cenário da matriz energética brasileira, que se destaca sendo uma das mais limpas do planeta. Hoje, cerca de 25% de todo o combustível que o Brasil usa vem de fontes renováveis. A meta é chegar no ano de 2030 com cerca de 30%, algo único no mundo. 

 José Mauro Coelho, secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME (Imagem: Fábio Pozzebom/Agência Brasil)
 José Mauro Coelho, secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME (Imagem: Fábio Pozzebom/Agência Brasil)

Para alcançar a meta, foi lançado o programa Combustível do Futuro, que visa aumentar a participação de combustíveis de baixa emissão de carbono na matriz energética do Brasil: “O Brasil avançou muito nos veículos Flex Fuel, na utilização dos biocombustíveis. Nesse período de transição energética, temos de desenvolver ainda mais essa tecnologia veicular”, destacou José Mauro Coelho. 

Entrevista de José Mauro Coelho a Voz do Brasil

Além disso, a criação de novos biocombustíveis é apontada como uma das soluções: “Estamos olhando pra frente e vendo novos combustíveis que possam ser inseridos na nossa matriz energética, na nossa matriz de transportes”, destacou.  

Coelho ainda destacou que o uso de biocombustíveis é uma realidade no Brasil, principalmente no transporte de cargas pelo país, com o uso de biodiesel. Outra opção para ajudar o Brasil a chegar à meta de 30% é com o uso de diesel verde, que já vem sendo usado no continente europeu. O projeto Combustível do Futuro visa criar mais opções para os setores aquaviário e aéreo. 

Tags:
Fábio Lucas
Jornalista brasileiro, amo esportes, notícias e política. Já contribui em diversos outros portais relacionados a esportes, economia e informações regionais.
fwefwefwefwefwe