MENU
Menu
Início Com 165 turbinas eólicas em alto mar, Hornsea 2 é considerada a maior usina de energia eólica offshore do mundo

Com 165 turbinas eólicas em alto mar, Hornsea 2 é considerada a maior usina de energia eólica offshore do mundo

27 de dezembro de 2021 às 07:11
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
turbinas eólicas - energia eólica offshore- usina de energia eólica - Hornea 2
Hornsea 2 é agora a maior usina eólica offshore do mundo – Foto: reprodução/evwind

O parque de energia eólica offshore Hornsea 2 gerou eletricidade pela primeira vez recentemente e, contando com 165 turbinas eólicas, roubou o título de maior usina eólica do mundo, que pertencia ao Hornsea 1

As 165 turbinas eólicas que estão presentes em Hornsea 2, que é considerada a maior usina de energia eólica offshore, enviam energia paras as subestações offshore pela primeira vez. As turbinas eólicas já começaram suas atividades, mas a projeção é que apenas no próximo ano a usina comece a operar plenamente. O gigantesco parque eólico britânico começou a gerar seus primeiros kWh recentemente, roubando de forma imediata o título de maior parque de energia eólica offshore do mundo de seu irmão mais velho, o Hornsea 1.

Leia outras notícias relacionadas

Parque com 165 turbinas eólicas conta com 1,32 GW de potência

Desenvolvimento do Horsena 2 – Reprodução/Youtube

O primeiro projeto, executado pela Orsted, multinacional da Dinamarca, foi aprovado há 5 anos, tendo entrado em operação no ano passado, em meio à pandemia. Uma condição desafiadora, mas que não diminuiu a grande ambição de Hornsea 2.

Contando com 165 turbinas eólicas, sua potência total alcança a marca de 1,32 GW. A usina já ultrapassou a marca da primeira usina eólica no papel, que conta com 174 turbinas eólicas e 1,2 GW de potência em energia eólica offshore. As duas usinas de energia eólica offshore estão situadas a mais de 80 km da costa inglesa de Yorkshire, no Mar do Norte, em um local que deve receber ainda mais duas extensões do mesmo projeto futuramente.

Para a segunda usina, ainda não se fala em operação comercial, já que as obras de instalação ainda não foram concluídas. Entretanto, no dia 20 deste mês, o parque com turbinas eólicas enviou energia pela primeira vez para a subestação offshore (OSS) e compensação reativa (RCS).

Hornsea 2 abastecerá mais de 2 milhões de casas

De acordo com o diretor do programa Hornsea 2, Patrick Harnett, alcançar a primeira geração de eletricidade é um marco para o projeto de energia eólica offshore e um momento de orgulho para toda a equipe.

O desenvolvimento de um empreendimento com estas dimensões e escalas só é possível através de forte colaboração, dedicação e trabalho duro. Após concluída, a usina eólica mandará energia para a costa por meio de cabos com 800 km de extensão, conectando-se à rede elétrica nacional, situada na vila de Killingholme. Ao lado de seu irmão, a estimativa é que o parque com 165 turbinas eólicas forneça energia capaz de abastecer 2,3 milhões de residências.

De acordo com a Orsted, outros dois projetos também já estão em andamento: o Hornsea 3, que já recebeu autorização de desenvolvimento em dezembro do ano passado; e o Hornsea 4, que ainda está em fase de planejamento. Em capacidade total, essas usinas de energia eólica offshore devem adicionar mais 2 ou 3 GW ao plano geral.

Potencial do projeto Hornsea

O Hornsea é um parque eólico de terceira rodada que teve suas obras iniciadas em 2018. Sua primeira fase foi concluída em janeiro deste ano, com uma capacidade de 1.218 MW. O projeto está situado no Mar do Norte, a 120 km da costa leste da Inglaterra.

As primeiras turbinas eólicas começaram a ofertar eletricidade para a rede elétrica nacional do Reino Unido em fevereiro de 2019. As turbinas foram implementadas todas em outubro do ano passado, e o equipamento totalmente comissionado em dezembro do mesmo ano.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR