A previsão de chuva entre 30 de março e 6 de abril indica acumulados acima de 150 mm em pontos do Norte e do Nordeste, além de volumes elevados no litoral do Sul e do Sudeste, com destaque para Amazonas, Roraima, Maranhão, Piauí, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia aponta chuva expressiva em várias regiões do país entre 30 de março e 6 de abril, com maiores acumulados no Norte, no Nordeste e em áreas litorâneas do Sul e do Sudeste. Em pontos isolados, os volumes podem ultrapassar 150 milímetros, concentrando os maiores registros em estados dessas faixas.
Chuva mais intensa no Norte e Nordeste
No Norte, a chuva deve ser mais volumosa no Amazonas, no oeste de Roraima, no noroeste e centro-leste do Pará e no norte do Tocantins. Nessas áreas, os acumulados podem superar 80 milímetros, com picos acima de 150 milímetros em pontos isolados.
A chuva tende a se manter mais persistente em Roraima e no oeste do Amazonas. No restante da região, as precipitações devem ocorrer de forma mais fraca e isolada.
-
Agricultor arrancou a roda traseira de uma moto, encaixou duas rodas e uma barra de ferramentas e criou um “trator de pobre” capaz de arar, semear, capinar e pulverizar gastando apenas 1 litro de diesel para trabalhar até 2 acres
-
Agricultores regenerativos estão rasgando as pastagens de propósito: o arado keyline criado na Austrália em 1958 guarda 1 galão de água a cada 30 centímetros de sulco e hidrata o pasto por baixo
-
Abóbora bicolor que parece pintada à mão surgiu a partir de uma “mutação espontânea” e foi descoberta por pesquisadores da Embrapa, no DF; conheça a BRS Brasileirinha
-
Na China, um prédio de 26 andares cria 1,2 milhão de porcos por ano e leva a pecuária para a vertical com alimentação por tubos e câmeras de inteligência artificial vigiando os animais
No Nordeste, a chuva se concentra no centro-norte do Maranhão e do Piauí, além do sul do Ceará. Os acumulados previstos ficam em torno de 80 milímetros, podendo atingir até 150 milímetros em áreas isoladas.
Volumes variam no Centro-Oeste e no Sudeste
No sul da Bahia e em parte do Maranhão, a chuva deve variar entre 50 e 80 milímetros. No restante do litoral nordestino e em áreas do interior, os volumes previstos ficam entre 20 e 50 milímetros, enquanto outras áreas devem registrar precipitação mais fraca.
No Centro-Oeste, a chuva tende a se concentrar no norte de Mato Grosso, com acumulados que podem chegar a 70 milímetros e, pontualmente, superar 80 milímetros. No centro-sul de Mato Grosso, no noroeste de Goiás e no Distrito Federal, os volumes variam entre 20 e 40 milímetros.
Faixa litorânea concentra chuva no Sul
No Sudeste, a semana será marcada por chuva persistente no litoral de São Paulo, no Vale do Paraíba e no litoral sul do Rio de Janeiro. Nessas áreas, os acumulados devem superar 50 milímetros, com possibilidade de atingir 80 milímetros.
No Espírito Santo, no leste de Minas Gerais, na Zona da Mata, no Triângulo Mineiro e no centro de São Paulo, a chuva deve variar entre 20 e 50 milímetros. Já no Sul, os maiores volumes são esperados na faixa litorânea do Paraná e em pontos do litoral de Santa Catarina, com acumulados acima de 50 milímetros e picos de até 80 milímetros.
Com info de CRural
