China descobre gigantesco campo de petróleo com 100 milhões de toneladas em reservas

Flavia Marinho
por
-
06-10-2021 13:50:10
em Petróleo, Óleo e Gás
china - petróleo - CNOOC - offshore China descobre campo de petróleo gogantesco / Imgem Google

O campo petrolífero descoberto pela gigante estatal Corporação Nacional de Petróleo Offshore da China (CNOOC), nas águas do Mar Amarelo, poderá fornecer até 11 mil barris por dia até 2022

A petroleira estatal China National Offshore Oil Corporation (CNOOC), anunciou na última quinta-feira (30/09), a descoberta de um gigantesco campo de petróleo na baía de Bohai, a noroeste do Mar Amarelo. A região econômica de Bohai, localizada no nordeste da China, é considerada um dos principais territórios produtores de petróleo e gás para a empresa chinesa.

Leia também

O reservatório de óleo está localizado em uma área com lâmina d’água média de 15,7 metros. A empresa perfurou com sucesso um poço de 1.520 metros de profundidade no fundo do mar, penetrando através de camadas de óleo de aproximadamente 27 metros de espessura.

“O POÇO DESCOBERTO KENLI 10-2-4 FOI PERFURADO E CONCLUÍDO A UMA PROFUNDIDADE DE 1.520 METROS E ENCONTROU ZONAS DE PETRÓLEO COM ESPESSURA TOTAL DE APROXIMADAMENTE 27 METROS. O POÇO DE AVALIAÇÃO FOI TESTADO PARA PRODUZIR APROXIMADAMENTE 569 BARRIS DE PETRÓLEO POR DIA”, DISSE A CNOOC EM NOTA REPRODUZIDA PELO PORTAL ASIAN OIL & GAS.

Estima-se que contenha cerca de 100 milhões de toneladas de petróleo em reservas

Durante os primeiros testes, foi alcançado um influxo de petróleo bruto e estima-se que contenha cerca de 100 milhões de toneladas em reservas

Segundo especialistas a extração chegará a um pico de 11 mil barris por dia no próximo ano, diz o site Market Watch. No total, as reservas do campo podem chegar a 100 milhões de toneladas de petróleo.

O gerente do Departamento de Exploração da CNOOC, Xu Changgui, afirmou que a descoberta “demonstra as amplas perspectivas para a exploração de estruturas litológicas em Bohai e tem grande importância como um guia para a exploração em bacias semelhantes”.

Fundada em 1982, a CNOOC é a terceira maior empresa de petróleo da China, depois da CNPC e da Sinopec. A empresa sediada em Pequim está envolvida na produção, refino e comercialização de petróleo offshore e gás natural.

Proposta por campos de petróleo Albacora e Albacora Leste da Petrobras atinge US$ 4 bilhões

A Petrobras divulgou em fato relevante, na última quinta-feira, em que confirma notícias divulgadas na imprensa, de que recebeu oferta bilionária vinculantes dos consórcios PetroRio/Cobra e EIG Global Energies Partners/Enauta/3R Petroleum, para a aquisição dos campos de Albacora e Albacora Leste, na Bacia de Campos.

As ofertas segundo a companhia, podem superar US$ 4 bilhões para ambos os campos. A empresa disse ainda que está analisando as propostas, seguindo os critérios de avaliação deste projeto e levando em consideração todas as componentes de valor e outras condições, incluindo pagamentos firmes, contingentes e outros pontos contratuais relevantes.

De acordo com a Petrobras, o início da fase de negociação será submetido à deliberação da diretoria executiva da estatal, após a conclusão da análise das ofertas,. “A companhia esclarece que a celebração da transação dependerá do resultado das negociações, bem como das aprovações corporativas necessárias”, diz o comunicado.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.
fwefwefwefwefwe