1. Início
  2. / Construção
  3. / Ceará está em negociações avançadas e pode receber fábrica de automóveis da montadora chinesa Great Wall Motors
Localização CE Tempo de leitura 3 min de leitura

Ceará está em negociações avançadas e pode receber fábrica de automóveis da montadora chinesa Great Wall Motors

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 06/08/2021 às 17:42
Ceará - Great Wall Motors - fábrica - automóveis
SUV da Great Wall Motors (GWM) – créditos: GWM/ divulgação

Após anos tentando adquirir uma fábrica de automóveis no Brasil, a Great Wall Motors está com grandes chances de instalar sua nova fábrica no Ceará. A empresa já visa também a fábrica da Mercedez-Benz em SP

O estado do Ceará possui grandes chances de receber o empreendimento de uma fábrica de automóveis da chinesa Great Wall Motors, que busca se instalar em território brasileiro há tempos, e agora tem totalmente a estrutura do Estado como a sua melhor opção. No mês de junho, Cesar Augusto Ribeiro, secretário de Relações Internacionais do Estado, visitou uma das fábricas da empresa, na China, e também apresentou os diferenciais do Ceará.

Leia também

Secretário do Ceará se pronuncia sobre encontro com a Great Wall Motors

GREAT WALL MOTORS (GWM) VIRÁ PARA O BRASIL VENDER PICAPES/SUVS E ELÉTRICOS!?

De acordo com Cesar Augusto, o Ceará foi apresentado com sua estrutura de Zona de Processamento e Exportação (ZPE) e os diferenciais do Estado para acolher investimentos do exterior como grande opção para a empresa de automóveis no país. Segundo Augusto, é uma fábrica fantástica inovadora e tecnológica que traria bastante valor ao Ceará.

O secretário do Ceará ressaltou ainda o fato da Great Wall Motors ser uma grande produtora de carros elétricos, que para ele, é uma tecnologia promissora para o futuro da mobilidade urbana. Esta é apenas uma etapa de negociação extensa e que terá ainda muitos outros capítulos.

A Great Wall Motors é uma das líderes nas fabricações de automóveis na China e está de olho no mercado brasileiro há mais de uma década. A empresa chegou a tentar comprar uma fábrica da Mercedes-Benz, em Iracemápolis (SP).

Great Wall Motors e sua atuação no Brasil

A Great Wall atualmente não vende mais seus automóveis no Brasil. Em 2009, a empresa chegou a possuir uma importadora no país, e ainda vendeu alguns automóveis como o Hover, um SUV médio com motor 2.4 da Mitsubishi que era vendido por R$ 69.000 na época.

Já em 2013, os seus executivos realizaram uma série de visitas em grandes cidades do Brasil, como Joinville, Ribeirão Preto, Salvador e Guarulhos até anunciarem a instalação de uma fábrica, entretanto, os planos não se concretizaram. A empresa, apesar de não atuar no Brasil, possui uma forte atuação em países da América do Sul, através de importadores e tem no continente um importante mercado.

Entre eles, o que ganha destaque é o mercado Chileno, com mais de 2,4 mil emplacamentos em 2020. Nos últimos dias, a empresa fez postagens em sua conta no Instagram para o Brasil, com imagens que mostram a Poer, uma picape média que chegaria no país para disputar com a Toyota Hilux. O veículo já está, inclusive, registrado no Brasil. Outro carro que a Great Wall Motors poderá lançar no mercado de automóveis brasileiro será o SUV premium Haval H6.

Great Wall motors compra fábrica da Mercedes-Benz

De acordo com informações, a empresa fechou negócio com a Mercedez-Benz em meados de Junho. A fábrica de Iracemápolis foi fechada em dezembro do ano passado em São Paulo e produzia modelos Classe C e GLA, que agora pertencem à Great Wall Motors.

Apesar de não ter sido anunciada de forma oficial, a compra já está finalizada. A fabricante comemorou a compra em uma publicação, onde dá informações sobre a fábrica e também afirma que a linha de montagem está dentro do padrão de montagem de automóveis da empresa.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos