1. Início
  2. / Logística e Transporte
  3. / Brasil terá 80 mil eletropostos movidos a energia solar para abastecimento de carros elétricos até 2030
Tempo de leitura 2 min de leitura

Brasil terá 80 mil eletropostos movidos a energia solar para abastecimento de carros elétricos até 2030

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 06/04/2021 às 11:27
caros elétricos - eletropostos - energia solar
Eletropostos – Fonte: Reprodução Google/Foto: Ruan alvares

Até o ano de 2030 o mercado brasileiro precisará de uma media de 80 mil eletropostos para abastecimento de carros elétricos e a ideia é eletrificar com energia solar

Uma pesquisa do projeto Emotive prevê que o Brasil precisará de 80 mil eletropostos até 2030, a fim de acompanhar o ritmo de crescimento do mercado de carros elétricos apostando também no uso de energia solar. Até lá, a expectativa é que a frota, de puros ou híbridos, atinja a marca de dois milhões de unidades em circulação.

Leia também

Até o ano de 2050 carros elétricos devem representar 9% da necessidade mundial de eletricidade. E em países, como o Reino Unido, os veículos elétricos podem representar até 24% da demanda total.

Potencial dos carros elétricos no Brasil

O projeto Emotive, por meio das pesquisas, entende que o mercado de veículos elétricos no Brasil tem um grande potencial de crescimento,capaz de formar uma cadeia importante de valor.

Com a expansão, a expectativa é que surjam novos empreendimentos além dos eletropostos movidos a energia solar, como mercado debaterias recarregáveis, seguros específicos, compartilhamento de veículos, entre outros.

Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico, o estoque total de automóveis e utilitários leves elétricos e híbridos no Brasil chegará a pouco mais de 10 mil unidades em 2018.

As vendas de veículos elétricos e híbridos novos em 2018 devem ficar no mesmo patamar do ano passado – foram 3.296 unidades em 2017, segundo os dados de emplacamentos do Renavam.

Nova rede de eletropostos movidos a energia solar é lançada no Brasil

O projeto é fruto de um investimento de R$ 33 milhões e visa facilitar ainda mais a utilização de carros elétricos nas rodovias do Brasil. Além de São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília receberão pontos de recarga.

O primeiro eletroposto já está pronto e em funcionamento, localizado em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo. A região foi escolhida por se tratar de um ponto de passagem importante, de acordo com os idealizadores do projeto.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos