O desenvolvimento foi realizado por um time do BMW Group Brasil e outros parceiros locais como o Centro de Pesquisa Estratégica em Energia solar da UFSC. Além desta entidade, estão envolvidos no projeto, o Grupo Solvi, responsável pela coleta de baterias usadas nas concessionárias da marca e também a Energy Source, que atua na fabricação e montagem de sistemas de armazenamento de energia com baterias usadas e recicladas.
De acordo com o Diretor de Suporte ao Cliente do BMW Group Brasil, Márcio Fonseca Filho, o futuro da mobilidade será dos carros elétricos e o desenvolvimento de uma infraestrutura, como essa de energia solar, é fundamental.
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Com o projeto, é possível adquirir uma solução totalmente sustentável e única que permitirá aos clientes abastecerem a bateria dos seus carros elétricos de forma limpa.
Estação de recarga movida a energia solar promete revolucionar o mercado
O sistema de recarga da BMW foi criado a partir de baterias antigas retiradas de modelos BMW i3, primeiro modelo elétrico a chegar ao mercado brasileiro. O veículo foi desenvolvido com uma bateria de alta voltagem composta por vários módulos que permitem um acesso rápido e troca individual de cada módulo em caso de conserto. No caso de necessidade de substituição, as baterias podem ser reutilizadas para este tipo de recarga, antes de serem recicladas.
A estação de carregamento utiliza oito conjuntos de painéis de energia solar. Os módulos são acoplados a um inversor, que alimenta os carros elétricos através de um carregador e também monitora a energia produzida pelas placas.
Testes do carregador da BMW são positivos
Os primeiros testes do projeto da empresa foram satisfatórios, aumentando a autonomia de um modelo elétrico em 100km em apenas duas horas de recarga. Esse resultado abre portas para a ideia do uso de pontos de recarga móveis em eventos ou em locais mais distantes que não possuem acesso à rede elétrica pública.
Além disso, já estão sendo realizados novos testes para que a capacidade de armazenamento seja ampliada e o tempo de recarga seja diminuído. Outro benefício do projeto é a utilização da energia solar e a prolongação da vida útil das baterias elétricas.
Vale ressaltar que o BMW Group Brasil, que evitou o descarte de baterias usadas, passou a reaproveita-las no Brasil. Essa iniciativa reforça o compromisso da BMW em se responsabilizar com um futuro da mobilidade sustentável. Até 2030 a empresa reduzirá a emissão de gás carbônico por veículo em 80% na produção, 40% na utilização e 20% nos fornecedores, se comparado com o ano de 2019.