Potencial brasileiro de Biogás pode substituir mais de 70% do diesel e eletricidade no país
Considerado o país com o maior potencial de produção de biogás no mundo, o Brasil hoje tem matéria-prima para suprir 70% do consumo nacional de diesel ou 36% do consumo de eletricidade. Esses novos potenciais foram divulgados durante o V Fórum do Biogás, considerado o maior evento do setor na América Latina, promovido pela Associação Brasileira de Biogás e de Biometano (ABiogás), em São Paulo.
Leia também
Os novos valores estão descritos na 2ª edição do Programa Nacional do Biogás e do Biometano (PNBB), que foi atualizado após três anos, e apresentado na abertura do evento.
Pegada de carbono e Eletricidade e a onda do Biogás
Versão refinada do biogás, o biometano emite 85% menos gases de efeito estufa (GEE) do que o diesel, por exemplo. Isso faz com que esse biocombustível tenha uma das menores pegadas de carbono, entre os combustíveis disponíveis, e seja um produto importante na nova matriz energética sustentável.
-
Nova plataforma P-78 chega ao pré-sal e pode aumentar em até 20% a produção do Campo de Búzios, que já supera 900 mil barris/dia
-
Brasil depende de 60% do diesel russo e agora pode sofrer novas sanções dos EUA se insistir em comprar combustível de Moscou
-
Petrobras coloca em operação a nova plataforma P-78 no Campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Campos, e projeta aumento de até 20% na produção
-
Campo Peregrino: ANP determina paralisação, e Prio considera pedir compensação à Equinor pelas perdas registradas na produção
Segundo Alessandro Gardemann, presidente da ABiogás, novas fontes de matéria-prima foram consideradas. “Além de preencher o gap de três anos de atualização, incluímos outras fontes que antes não foram consideradas além do diesel, como palha de milho e de soja”, destaca.
Atualmente, o setor sucroenergético é a grande promessa para o biogás, com potencial para gerar 41 bilhões de m³/ano. Em seguida, vem a agroindústria com 38 bilhões e saneamento com 4 bilhões. No total, o Brasil poderia produzir 82 bilhões de m³/ano.
Gás natural, diesel e eletricidade
O setor sucroalcooleiro pode contribuir ainda mais para melhorar a eficiência ambiental da produção agrícola no Brasil, além de colaborar com a redução das emissões de carbono, reduzindo o uso do diesel, produzindo energia limpa e renovável.
“O setor é o que apresenta o maior potencial de aproveitamento de biogás. Em dez municípios do Estado de São Paulo, com maior concentração de resíduos, o potencial de biogás é de mais de 3 bilhões de Nm³ na safra. Se fossem transformados em biometano, isso corresponderia a 65% do consumo de gás natural do Estado ou 32 mil Gwh (Gigawatt-hora), se fossem aproveitados na geração de eletricidade com biogás”, destaca Suani Coelho, professora do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo (USP).
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.