Na Bahia, ônibus movido a gás natural veicular e biometano, faz testes na capital, em Salvador

Roberta Souza
por
-
03-11-2020 12:37:05
em Economia, Negócios e Política
Biometano, gás natural, Bahia Ônibus movido a gás natural e biometano




O veículo movido a gás natural veicular e biometano começou a circular no último dia 21. Depois da Bahia, o ônibus irá para o Paraná

No dia 21 de outubro, na capital do Estado da Bahia, em Salvador começou a fase de teste do ônibus movido a gás natural veicular e biometano. O projeto é parte de um experimento da Bahiagás, Scania e a Seinfra – Secretaria de Infraestrutura do Estado. Salvador é a primeira capital do Nordeste a receber o veículo, que já passou por São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Rio de Janeiro. O próximo estado a ser testado será o Paraná.

Veja ainda outras notícias do dia:

Marcus Cavalcanti, secretário estadual de Infraestrutura, disse que a fase de teste é fundamental para a gestão do Estado da Bahia avaliar futuras licitações de transporte.

“Nós estamos fazendo esse período de teste por dois motivos, trazer uma redução do valor da tarifa para o usuário na futura licitação e poder ter uma transição para combustíveis ambientalmente mais corretos. É uma experiência para avaliar o custo desse veículo em comparação com o veículo movido a diesel”, disse o secretário.

A condução que estão sendo feitos os testes tem capacidade para 110 passageiros, está equipado com ar condicionado, plataforma elevatória, assento especial para deficientes visuais e cão-guia. Porém, devido à pandemia, a capacidade do veículos diminuiu.

Segundo o diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, “A economicidade é um elemento central já que estamos tratando de um combustível fóssil menos poluente, muito mais barato e com mesma capacidade energética que o diesel, principal combustível utilizado nos veículos pesados hoje em dia”, disse ao mencionar sobre economia e impacto ambiental.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos