1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Bahia e Rio de Janeiro recebem projetos de energia solar financiados por criptomoeda brasileira
Localização BA, MG, RJ Tempo de leitura 3 min de leitura

Bahia e Rio de Janeiro recebem projetos de energia solar financiados por criptomoeda brasileira

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 24/12/2021 às 13:01
Atualizado em 25/12/2021 às 15:12
MG - Bahia - Rio de janeiro - energia solar - usina solar - criptomoeda brasileira
Criptomoeda brasileira é usada para financiar usinas de energia solar – foto: Reprodução/Youtube
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Após Minas Gerais receber uma usina solar financiada com moedas digitais, Bahia e Rio de Janeiro serão contemplados com o projeto de energia solar financiado pela EnyCoin, uma criptomoeda brasileira

Com financiamentos vindos das taxas de transação de uma criptomoeda brasileira, a EnyCoin, foi dada a largada para o desenvolvimento da primeira usina de energia solar do Brasil com recursos de criptomoedas na Bahia. A usina solar, que representa uma geração de energia limpa, é vista como uma nova tendência que deve ganhar impulso com o decorrer do tempo, por ofertar retorno de investimentos em curto e longo prazo e um menor risco em relação às fontes fósseis, como o petróleo, carvão mineral e o gás natural.

Leia outras notícias relacionadas

Bahia e RJ receberão usina solar com recursos de criptomoeda brasileira

A cidade escolhida para contemplar o lançamento oficial das obras da primeira usina solar com recursos da criptomoeda brasileira foi Itaobim, em Minas Gerais, no dia 15 deste mês. Em seguida, Bahia e Rio de Janeiro, dois polos importantes na geração de energia solar no Brasil, também receberão a novidade.

A prerrogativa é que, quanto mais se compra a criptomoeda brasileira, mais ela terá valor, o que representa um incentivo natural para a redução nas emissões de carbono, a produção de energia limpa no país e no mundo e a mitigação do aquecimento global. O projeto da Bahia conta com um complexo de energia solar de grande porte, que gerará energia em corrente alternada para depois ser transmitida para a rede do Sistema Interligado Nacional.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Como a nova usina solar será instalada em uma área isolada, sua energia será enviada aos centros urbanos através das linhas de transmissão. A estimativa é que cada polo trabalhe com um Megawatt de potência. Tendo em vista que cada residência da Bahia utiliza cerca de 121.6 kW por mês, a usina solar terá capacidade de abastecer até 10 mil casas, no mínimo.

Conheça a primeira usina de energia solar instalada recentemente em MG com recursos da criptomoeda

Itaobim iniciou no dia 15 a construção da usina de energia solar, a primeira do Brasil que será totalmente paga com recursos vindos de uma criptomoeda brasileira de finanças descentralizadas.

De acordo com o CEO da Energy Pay, responsável pela ENY, Marcos Silva, a previsão é que a usina esteja em operação já no mês de dezembro do próximo ano. Na cerimônia de lançamento da usina de energia solar, Fabiano Fernandes, prefeito do município, agradeceu a equipe da ENY e afirmou que a obra criará empregos, renda e desenvolvimento para o município.

Empresários desenvolvem a primeira criptomoeda brasileira

Em agosto deste ano, um grupo de empresários criou a criptomoeda Light Defi, que foi lançada com o intuito de atrair entusiastas do setor de energia renovável. Segundo Germano Sales, um dos empresários, a empresa vê um enorme potencial no mercado de energia solar, tendo em vista que a demanda pelo serviço é enorme.

Sendo assim, a Light DeFi decidiu criar a criptomoeda para que os investimentos sejam viabilizados e os projetos saiam do papel. De acordo com Sales, em apenas 120 minutos após o lançamento da moeda virtual, o ativo já registrava uma valorização de 14.000%, com mais de 2.600 investidores, e havia arrecadado mais de R$ 1 milhão.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos