1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Assim como ocorreu com Ecosport, Ford Ka e Ka Sedan, Ford Edge deixa de ser vendido nas concessionárias brasileiras
Tempo de leitura 3 min de leitura

Assim como ocorreu com Ecosport, Ford Ka e Ka Sedan, Ford Edge deixa de ser vendido nas concessionárias brasileiras

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 09/09/2021 às 12:35
Ford - multinacional - concessionarias - Ecosport-Ford -Ka-Sedan - Ford-Edge
Modelo ficará de fora do Brasil – Foto: Reprodução/Ford

Assim como o Ecosport, Ford Ka e Ka Sedan saíram de linha, chegou a vez de se despedir do Ford Edge que, segundo a multinacional Ford, não será mais vendido nas concessionárias do país

Após parar a fabricação de alguns veículos no Brasil e retirar das concessionárias o Ecosport, Ford Ka e Ka Sedan, a multinacional Ford tira mais um veículo de linha. Agora é a vez do SUV Ford Edge, que era vendido até então em sua única versão esportiva ST. O veículo se despede do Brasil após dois anos e meio de vendas não tão surpreendentes. Em nota, a multinacional afirma que a descontinuação do Ford Edge é resultado do foco na competitividade do portfólio de produtos da empresa. A crise global de semicondutores também contribuiu, antecipando essa decisão.

Leia também

Ford Edge desaparece das concessionárias brasileiras

O SUV, construído sobre a plataforma do Fusion que também parou de ser vendido no Brasil, desapareceu do site da multinacional. Além disso, colaboradores da multinacional afirmam que não vendem o modelo há meses e não há ao menos previsão de chegar um novo lote de Oakville, no Canadá, onde o Ford Edge é produzido.

A segunda geração do modelo, que foi retirado de linha assim como o Ecosport, Ford Ka e Ka Sedan, chegou ao país há quase três anos. Na época, estava no valor de R$ 300 mil, bem próximo aos R$ 315 mil oferecidos pelo Mustang GT.

O veiculo custava R$ 100 mil a mais do que o seu modelo antecessor. Na última vez que figurou na tabela da multinacional, o modelo esportivo custava R$ 351.950, valor próximo de um BMW X3.

Veiculo de grande porte era capaz de atingir 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos

Para justificar o valor do carro que foi retirado das concessionárias assim como o Ecosport, Ford Ka e Ka Sedan, a Ford apresentou a sigla ST em 2018. Com o V6 2.7 EcoBoost com um torque de 54,4 kgfm e 335 cavalos de potência, que faziam o utilitário esportivo ir de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos, embora pese mais de duas toneladas.

Além dessa motorização, Ford Edge ainda possuía a transmissão automática de oito marchas com comando rotativo no console. Grande não era apenas seu tamanho, mas também sua lista de equipamentos.

O modelo que saiu de linha assim como o Ecosport, Ford Ka e Ka Sedan possuía rodas de liga-leve de 21 polegadas, quatro telas, uma para o painel de instrumentos, outra para a central multimídia e outras duas para os passageiros de trás. Além disso, havia carregador por indução, câmera 180º dianteira e alto-falantes da Bang & Olufsen e pacote de segurança semiautônoma Ford Co-Pilot.

Ford Edge fica abaixo da expectativa e Ford remove veiculo das concessionárias brasileiras

Sendo assim, o Edge sai das concessionárias brasileiras como um grande concorrente de SUVs premium e de luxo no mercado de automóveis, porém não conseguiu agradar completamente os consumidores brasileiros.

De acordo com levantamentos da Fenabrave, desde o final de 2018 até os dias atuais o modelo não apareceu entre os 40 mais vendidos dentre todos os utilitários.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos