Arábia Saudita, maior exportador de petróleo do mundo, lança operação de semeadura de nuvens para aumentar chuvas em até 20%

Fábio Lucas
por
-
30-04-2022 00:23:00
em Economia, Negócios e Política
Arabia Saudita petróleo chuvas meio ambiente Foto: (Captura de tela/Twitter/@PmeMediacen)




Com o avanço das mudanças climáticas, países que antes eram resistentes ao sistema agora estão adotando a técnologia de semeatura como uma forma de aumentar as chuvas. Arábia Saudita, um dos grandes exportadores de petróleo, é jum dos países que está investindo no setor

Arábia Saudita, maior exportador de petróelo do mundo, está fazendo de tudo para aumentar as chuvas no seu território. Segundo o portal Arab News, já é feito a semeadura de nuvens como uma esperança de aumentar a precipitação anual. Hoje, os números não são animadores, com apenas 100 milímetros por ano.  

Como é feita a semeadura de nuvens? 

A semeadura de nuvens é uma técnica que consiste na introdução de determinados produtos químicos nas nuvens. Um desses produtos é o iodeto de prata, que serve para induzir a chuva. As gotículas de água se juntam e colidirem uma com as outras, aumentando a probabilidade de ocorrer as chuvas.

Artigos recomendados

Qual o objetivo da Arábia Saudita

A Arábia Saudita é conhecida é um dos países mais secos do planeta. Sabendo que isso é um problema, as autoridades esperam que essa técnica funcione, aumentando a precipitação anual em até 20%. Com o aumento das chuvas, é esperado uma redução da desertificação no país. Tudo isso é feito através da Green Saudi Arabia, iniciativa que busca aumentar a vegetação e deixar o país mais adaptado as mudanças climáticas.  

Ayman Ghulam, chefe do Centro Nacional de Meteorologia e supervisor do programa, destacou que o programa iniciou oficialmente na segunda-feira da semana passada. Os primeiros voos da semeadura ocorreram nos arredores da capital Riad. 

O programa irá monitorar as nuvens de toda a Arabia Saudita em busca dos melhores locais para o procedimento ser feito. A ideia do projeto é usar produtos que sejam amigos do meio ambiente. Segundo Gluham, a semeadura de nuvens é uma maneira promissora de preservar o equilíbrio ambiental

Vários países já usam a técnica

Hoje, não é só a Arabia Saudita que está usando a tecnologia. A China é outro grande exemplo de investimento pesado para tentar mudar o clima. Os gastos foram milionários em uma tentativa de mudar o clima do país antes de grandes encontros ou eventos no país. O mesmo ocorre os Estados Unidos, onde a tecnologia é usada bastante no Oregon e Idaho.  

Porém, a tecnologia é bastante polêmica, já que muitos cientistas não cofiam na técnica. O motivo é que o aumento da precipitação após as operações não é muito alto. Os resultados dos testes mostram resultados mistos. Com o avanço das mudanças climáticas, os países estão se vendo obrigados a investirem em tecnologias que prometem mudar o clima. 

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Fábio Lucas
Jornalista brasileiro, amo esportes, notícias e política. Já contribui em diversos outros portais relacionados a esportes, economia e informações regionais.